domingo, 27 de maio de 2012

MULHERES INTELIGENTES
Segundo a Dra.Daniela Levy, do Instituto do coração, enquanto o cérebro do bebe esta se formando no útero da mãe, ele responde a estímulos externos (a partir do quinto mês de gestação, por exemplo, ele é capaz de ouvir a voz dos pais), e a partir daí até o fim da vida seu destino é aprender, mas o aprendizado também depende do afeto, se os pais conversam com o bebe e o trata como um ser inteligente é claro que ele vai responder estes estímulos de forma carinhosa e inteligente.
Precisamos lembrar que há diferenças básicas entre o modo de raciocinar dos homens e das mulheres.
Segundo o psicólogo Simon Baron-Cohen, mulheres são marcadas pela empatia, (tem mais habilidade verbal) tendem a ter mais facilidade em identificar as emoções alheias e a responder de forma apropriada.
Homens tendem a ter mais habilidades na sistematização, ou seja, têm um cérebro mais bem estruturado para entender sistemas baseadas em regra rígidas de causa e conseqüências.
Na classificação do Psicólogo há também os cérebros mistos, com igual dose de habilidades para empatia e sistematização.
Segundo os autores Steven Carter e Júlia Sokol, existem algumas regrinhas básicas especiais para mulheres exercerem de maneira adequada a sua inteligência.
1-A maneira mais fácil de desenvolver sua inteligência é ouvir e assimilar as experiência de outras mulheres, e pensar em exercitar o que sentir que é o melhor.
2-Precisa saber se proteger dos relacionamentos ruins (pense se você vive em um relacionamento que mais parece uma guerra como pensar de forma adequada?), escolha relacionamentos que a façam feliz e permita que você cresça. Mantenha distância de relacionamentos que significa P-R-O-B-L-E-M-A.
3-Deixe sua inteligência controlar suas emoções e não o inverso;
4-Mantenha se também racional;
5-Confie mais em seus valores de que em seus hormônios;
6-Procure escolher pessoas otimistas e encorajadoras;
7-Afaste de pessoas que tentam controla-la ou a façam sofrer.
8-Desenvolva uma visão realista do que dar a um parceiro e o que esperar dele;
9-Pense é um grandíssimo erro deixar-se atrair pela aparência de um homem a ponto de ignorar seu conteúdo;
10-Atenção! Se ele age AGORA, como se pudessem conquistar todas, ele vai continuar a fazer isso sempre.
11-Mulheres inteligentes sabem que obsessões não podem ocupar um lugar de destaque.
12-Tenha certeza que é especial com ou sem homem em sua vida;

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O QUE QUEBRA O ENCANTAMENTO DOS PRIMEIROS MOMENTOS DE CASADO
O inicio do casamento estão quase sempre revestidas por uma atmosfera de encantamento, as pessoas parece enfeitiçadas pela fantasia de que não precisam fazer nada e sem nenhuma atitude serão felizes para sempre ou pela certeza que encontraram a metade da laranja (que muitas vezes pode estar apodrecendo).
Muitos pensam “agora não estou mais sozinho, estou amparado e apoiado por um companheiro (a)”. Agora somos dois.
Este é o sentido certo. Mas o que quebra este encantamento?
1-Diferentes personalidades. (Uma boa definição de personalidade é que é um conjunto de características psicológicas,que determinam os padrões de pensar,sentir e agir isto é individualidade social e pessoal).

Entendo que a formação da personalidade é gradual.
2-Diferentes formas de educação-Entendem que personalidade sofre muita influencia do ambiente.
3-Motivo por que casaram (foi para sair de casa, gravidez inesperada?).
4-Relação com a família de origem. A Bíblia orienta que precisamos distanciar.
5-A chegada de filhos, se não planejaram antes como vai ser, pode ocorrer problemas graves. Normalmente é difícil e agradável.
Geralmente a mulher e o homem sentem, por que perdem o lugar só de filha (o), e agora assume também o papel de pai e mãe, sem um manual efetivo de orientação, trabalham com as vivencias caseiras anteriores.
Engraçado ou trágico, repetindo o que presenciou de ruim.
Precisam encarar que filhos é uma benção, um presente que pode dar mais um belo sentido a vida do casal (não se usa os filhos para atingir o outro cônjuge, justamente por ser presente de Deus).
O casal passa a ter dupla função: Pai e esposo (a). Precisa separar bem os papéis.
6-Neste momento muitos pais abrem mão de suas funções e entregam seus filhos para os sogros, isto é abrem mão de ser pais e voltam a ser filhos e este retrocesso acarreta graves problemas para cada um individualmente, para o filho, para os sogros. Desta forma duas famílias vão ruir e deixar de existir.
Os pais precisam entender que quando traz o filho da maternidade, descobrem-se cruzando uma fronteira sem retorno (não existe, ex pai, ex mãe), precisam ser responsáveis e assumir com amor a criação dos seus filhos. Deus os ajudará.
Pode haver um declínio sexual devido, a adaptação deste novo momento.
Precisa haver uma redefinição, redistribuição de tarefas, para que ninguém fique mais sobrecarregado que o outro. Se está atitude não acontecer o casamento pode estar ameaçado pelo cansaço,mágoa, raiva.
Tente agora se organizar, não deixe que o seu casamento desencante.
Tenha atitudes de organização diária, através da consulta de como o outro está se sentindo dentro da relação.
Continuem com Deus.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

INTERCESSORES
São pessoas ligadas a Cristo, que intercedem por pessoas amadas.
Hernandes Dias traz em seu livro Mães Intercessoras alguns propósitos Divinos.
Ele Diz “Não desista de orar pelos seus filhos”. Não abra mão de vê-los no altar de Deus. VOCÊ NÃO GEROU FILHOS PARA O CATIVEIRO. VOCÊ NÃO GEROU FILHOS PARA A MORTE. VOCÊ NÃO GEROU FILHOS PARA POVOAR O INFERNO.
SEUS FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR. ELES SÃO FILHOS DA PROMESSA.Lute por eles,ore por eles,jejue por eles, até vê-los com coroas de gloria nas mãos do Senhor."
Fico pensando, que não devemos desistir de orar por nós mesmos, por nossos esposos(as), por nossa família, porque queremos ver todos no altar do Senhor Jesus. Nenhum de nós fomos gerados para o cativeiro, nem para morte, nem para ir para o inferno.
Todos nós somos herança do Senhor, somos filhos da promessa.
Pare e pense, onde você está agora, o que está sentindo diariamente, não se abandone nas mãos do diabo. Lute,ore,jejue por você mesmo, até sentir na glória do Pai.Lembre-se você é a pessoa mais amada de Deus.
Este autor cita que:  "Temos várias expectativas para os nossos filhos e investimos em educação e em tudo que possa fazê-los vitoriosos."
Mas ele faz uma pergunta inquietante. "Estamos consagrando nossos filhos a Deus com o mesmo entusiasmo?"
E ele diz: “O mais importante é que os nossos filhos realizem os sonhos do coração de Deus”.
E para que isso aconteça você esposo (a) precisa se consagrar a Deus a todo o momento, precisa investir a sua vida diária nesta consagração, você precisa realizar na sua vida os sonhos do coração de Deus. Você é a chave que Deus usa para atingir o seu esposo(a) , o seu filho.Se você não estiver bem,com Deus individualmente todo o plano dos sonhos de Deus será derrotado para a sua próxima geração.
Está em suas mãos hoje fazer o que Deus pede. Venha a mim.
O autor diz:" Que o melhor lugar para cada um de nós estarmos é no centro da vontade de Deus." E para sabermos onde é este centro temos que ter comunhão com ELE.
Estamos no Mês das mães, e devemos ter como propósito como Mães e Pães, levar o nosso nobre ser a Cristo, e depois consagrar os nossos filhos, nossos esposos (as) e o nosso lar.
Feliz mês das mães e pães.
Que O Senhor te Abençoe e te Guarde.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

FASES DA INTELIGÊNCIA
Em que fase estou?
Segundo Piaget.
0-2: inteligência sensório-motora 
Essa fase é baseada nas sensações e na parte motora. A criança está aprendendo a se movimentar, a conhecer o próprio corpo. Os sentidos estão se aguçando. O aprendizado se dá pelo meio do concreto. 

2-7: inteligência pré-operatória 
Nessa fase, a criança está desenvolvendo uma série de funções, pra poder, mais pra frente, executar operações lógicas. Do nascimento até os sete anos, o período é chamado de janela de oportunidades. Nessa fase, a criança é uma esponja, absorve tudo a que é exposta. As diversas habilidades - as ligadas ao raciocínio lógico, à linguagem, à música, ao corpo, à imagem, à natureza - devem ser incentivadas como um todo, para poderem florescer na próxima etapa. 

7 a 12: inteligência operatória 
É a fase em que se realizam operações lógicas, matemáticas. Com base no que aprendeu no período anterior, ela aprende a operar a realidade. Ela armazenou uma série de habilidades que vão permitir que, finalmente, ela aprenda a ler, escrever, fazer contas. Antes disso, ela não está pronta. 

12 ao final da adolescência: inteligência abstrata 
Depois de trabalhar no concreto, o indivíduo começa a conseguir fazer abstrações. Ela consegue falar e escrever sobre conceitos como liberdade, egoísmo.
Os cinco primeiros anos na espécie humana são cruciais para seu desenvolvimento. É a fase em que nosso cérebro sai dos 400 gramas do nascimento para já chegar perto do 1,5 quilos da idade adulta. A diferença de tamanho é explicada pelas conexões que vão acontecendo nos cinco primeiros anos entre os neurônios da criança, formando uma rede de informações que fundamenta o que chamamos de inteligência. Nos bebês, o cérebro é um órgão de grande plasticidade. Seus dois hemisférios, o esquerdo e o direito, ainda não estão completamente especializados. Isso só acontecerá entre os cinco e os 10 anos de idade. Dentro de cada hemisfério, não se plugaram as terminações nervosas responsáveis por dons elementares, como a fala, a visão, o tato, ou tão refinados quanto o raciocínio matemático, o pensamento lógico ou musical.
Para se desenvolver, o cérebro precisa de ginástica. Basta dizer que cada pessoa pode realizar de 3 a 150.000 conexões neurais. O pico acontece por volta dos dois anos de idade, havendo uma perda gradual com o passar do tempo. São muitas conexões, e melhores também. Isso porque, nessa fase, entre outras coisas, o organismo produz mielina — uma substância que envolve os neurônios, cuja finalidade é aumentar a velocidade e lisura durante a transmissão de informações. Só que essa produção termina na terceira década de vida. É por isso que, apesar de o adulto possuir neurônios e, conseqüentemente, ser capaz de aprender uma língua ou um esporte novo, o tempo necessário é muito maior -- nessas condições, ele dificilmente vai falar inglês ou jogar tênis tão bem como um jovem. Já não terá o mesmo "frescor" cerebral para fazer conexões. "É como se a educação fosse uma construção em que há um tempo ideal para erguer cada andar", explica o médico Vilanova. "Se não se fizer o que se deve fazer na hora certa, depois fica muito mais difícil, e não sai com a mesma qualidade."

 

domingo, 13 de maio de 2012

TOLERÂNCIA
É uma virtude que leva o ser humano ao nível de civilidade, nos leva a ter uma disposição firme para praticar o bem.
A tolerância é um exercício necessário para conquistar a sabedoria.
No entanto tolerância não siguinifica passividade e o excesso de tolerância segundo o psicólogo Ernest Harburg “é extremamente prejudicial saúde, porque segura a raiva e cultiva a amargura e o ressentimento”.
Ser intolerante é demonstrar uma atitude de ódio.
Para o escritor e Nobel de Literatura José Saramago “a tolerância para no limiar do crime” Não se pode ser tolerante com os atos de violência.
Então tolerância é a passagem para um estágio mais civilizado, é um ato de prevenção e educação.
Para a vida de um casal ser tolerante se torna a base da paz. Deixamos  escuta aberta sem pré-avaliações, e o pensamento do contra, adquiri uma roupagem de aceitação.
A palavra de Deus em Gálatas 5:22 nos fala dos frutos do Espírito, precisamos buscar e exercita-los em nosso casamento.
Precisamos ser tolerantes com o outro e connosco mesmo, desta forma com certeza estamos agradando a Deus.
Reflitam sobre a tolerância com este maravilhoso texto.
TORRADAS QUEIMADAS!
Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro. 
Naquela noite longínqua, minha mãe pôs um prato de ovos, lingüiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola. 
Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado. 
Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse: 
 “- Amor, eu adoro torrada queimada..." 
Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse: 
 “- Meu filho, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro!" 
O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros. 
Essa é a minha oração para você, hoje. Que possa aprender a levar o bem ou o mal as colocando aos pés do Espírito Santo. Porque afinal, ele é o único que poderá lhe dar uma relação na qual uma torrada queimada não seja um evento destruidor. " 
De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos. 
Não ponha a chave de sua felicidade no bolso de outra pessoa, mas no seu próprio. Veja pelos olhos de Deus e sinta pelo coração dele; você apreciará o calor de cada alma, incluindo a sua. 
As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir. 

 (autor desconhecido) 

sábado, 12 de maio de 2012

SER
O ser é construído no dia-a-dia, não nascemos prontos, nascemos com a malinha de ferramentas que nos possibilita ir construindo um pouco aqui um pouco ali.
Primeiro somos só acolhimento, receptivos a tudo que se passa ao nosso redor.
Quando percebemos um pouco de nós já estamos bastante cheio de outros.
Analise agora. Como foi construído o seu dia-a-dia desde a infância? Como você foi se construindo? O que e passava ao seu redor? O ambiente era positivo ou negativo? Que tipo de mãe, pai, responsável você tinha?
O segredo está em parar e analisar. O que recebi de bom? Pegue estes conteúdos bons da sua caixa de ferramentas e os faça multiplicar, limpe a sua caixa jogando fora aquilo que não presta que não te faz crescer, que não te faz melhor.
Entenda. Você recebe uma vida e com as suas ferramentas você constrói.Você passa de uma vida recebida para uma vida construída por você mesmo.
Então ser pessoa é construir se como pessoa, é uma construção da história, pessoal interior, espiritual.
Não pode culpar ninguém como foi ou esta sendo esta construção, afinal as ferramentas são suas, você é o construtor.
Então você só pode ser pessoa se for dona de si mesma, se você mesma esta se construindo, se esta fazendo esta montagem sozinho com certeza esta aprendendo onde esta e como organizar cada parte da sua vida, esta descobrindo o seu jeito de ser, de pensar, de amar, das limitações...
Não tente ser o que não é você começa a navegar por um terreno tão desconhecido que logo vai estar perdido, não deixe o outro comandar a sua vida, por que desta forma a vida perde a cor, afinal não tem sentido viver no terreno do outro.
Avalie diariamente, que tipo de pessoa você é que tipo de mãe, filho, amigo, patrão, empregado. Comece agora a melhorar o que é necessário.
Feliz dia das mães e pães.
Continue com Deus.

domingo, 6 de maio de 2012

ESTOU PENSANDO EM CASAR O QUE É PRIORIDADE?
Sei que o primeiro pensamento vem pelos aspectos externos, preparativo, vestido, igreja, lista de convidados, moradia, etc., mas estes itens são secundários.
O primeiro item importante é olhar para dentro de você mesmo e verificar o que sei sobre o casamento? Quais os modelos que eu tenho de casamento? Por que eu quero casar? Visualize você casada, o dia -a -dia do casamento.
Em seguida avalie quem é realmente o seu parceiro (a), verifique os mesmos itens anteriores em relação a ele ou a ela.
Sente-se e visualize os dia-a -dia- juntos como casados, profissões, temperamento, família, financeiro, ri timo de vida são problemas?
Tente cumprir as etapas normais do casamento; namoro, noivado. casamento,lua-de- mel.
Vivenciando cada etapa com tempo adequado você pode, ir conhecendo melhor, seu futuro esposo (a).
Observe durantes estas etapas como seu futuro companheiro (a), comportam-se, lembre-se que o casamento não tem um remédio de cura, é muito comum ouvirmos; após o casamento fulano muda, isto é fantasia.
Fique atento (a), que pequenas coisinhas fazem diferença para saúde do seu casamento, mas se você não está disposto a ceder, conciliar, rever o que faz mal de fato agora, vai com certeza ter dificuldades durante o casamento.
Um quer ver a novela e outro futebol, um gosta de animais o outro não, um têm temperamento explosivo agressivo, o outro muito de boa, um gosta de conversar horrores o outro é calado, um gosta de exercícios, vida saudável o outro gosta de ficar enraizado no sofá em frente à TV ou ao computador entupindo-se de porcaria, um gosta de trabalhar o outro ganhar tudo nas mãos sem produzir, um é viciado o outro não um gosta muittoo de sexo o outro um pouco menos , um gosta de gastar tudo e ficar  sempre devendo o outro é bem controlado financeiramente,etc, como viver harmonicamente diante destas diferenças? 
Portanto levando em conta o quanto o casamento é complexo, é indispensável que você tenha a cabeça fria, pés no chão, antes de decidir por um compromisso tão sério que é estar casada até que a morte nos separe.
Entenda também, dentro deste espaço do pensar em casar, que não existe aquele príncipe encantado, a alma gêmea, existe sim pessoas reais, com defeitos e qualidades.
ANTES DE CONCRETIZAR A SEPARAÇÃO LEIA....

Naquela noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: “Tenho algo importante para te dizer”. Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.
De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.
Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: “Por quê?”
Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou “você não é homem!” Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouvi-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta
satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela.

Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa.
Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me
senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora.

No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane.
Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e voltei a dormir.
Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma mais natural possível. As suas razões eram simples: o nosso
filho faria seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais.

Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca, mas aceitei sua proposta para não tornar
meus próximos dias ainda mais intoleráveis.

Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a idéia totalmente absurda. “Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio” – disse Jane em tom de gozação.
Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então, quando eu a carreguei para fora da casa, no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo “O papai está carregando a mamãe no colo!” Suas palavras me causaram
constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho “Não conte para o nosso filho sobre o divórcio” Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da
casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório.

No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito, eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto,
seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.

No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim.
No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei.
Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles, mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse “Todos os meus vestidos estão grandes para mim”. Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias.
A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso… ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração….. Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos.
Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse “Pai, está na hora de você carregar a mamãe”. Para ele, ver seu pai carregando sua mãe todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos
segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo. Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o
meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento.

Eu não consegui dirigir para o trabalho… fui até o meu novo futuro endereço, saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia… Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela “Desculpe, Jane. Eu não quero mais me divorciar”.
Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa “Você está com febre?” Eu tirei sua mão da minha testa e repeti.” Desculpe, Jane. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta
de amor. Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe”.

A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouvi-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar.
Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: “Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe”.
Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama – morta.
Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio – e prolongou a nossa vida juntos
proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.

Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, do seu marido, façam pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz!
Um casamento centrado em Cristo é um casamento que dura uma vida toda.
Recebi o texto acima, por e-mail. Não sei quem escreveu.

terça-feira, 1 de maio de 2012

OBEDIÊNCIA
Como adultos temos que continuar obedecendo?
O que dificulta a obediência?
Existem pessoas que desde criança estão em crise de oposição, tende a se afirmar diante do mundo opondo-se a todos e a tudo, se você esta casada (o) com este oposicionista, descubram com ele (a), por que ainda permanece neste estado infantil, que não há necessidade de poder mais do que ninguém.
Outros adultos desobedecem para chamar a atenção e praticam esta atitude geralmente este adulto sempre foi pouco atendido e querido desde pequeno. Então briga, porta-se mal para dizer estou aqui.A saída é ele entender o acontecido trabalhar esta situação,  e quem for o companheiro(a), precisa entender que existiu a falta de atendimento e demostração de afeto, mas que com o tratamento psicológico tende a passar.
Ciúmes inveja, não sentirem-se aceito (a), pode reverter-se em desobediência, e perdurar por toda a vida, e estas atitudes podem estar atrapalhando o seu casamento. Faça uma reflexão e observe se desde criança,apresenta estas atitudes se chegar a conclusão que sim, e não conseguir sair  sozinho deste emaranhado  busque ajuda profissional.
Casamento entediantes, sem estímulos, gera raiva, desobediência. Crie vários momentos estimulantes sejam criativos
Observe se a sua família ou a do esposo (a) são desobedientes, muitos foram criados em família que não se preocupam com este comportamento ou que esqueciam a importância do exemplo, dos bons comportamentos Muitos filhos foram criados por pais que eram excessivamente brandos, de caráter flexível, pouco coerente, que discordavam frente à criança e hoje o adulto sofre por conta destas atitudes erradas dos pais, e em conseqüência que se uniu a uma pessoa assim também sofre. Olhe para você, o como foi educado? Precisa mudar ainda hoje?
COMO CONTROLAR A IRA
O que é a raiva?
É um sentimento composto de:
A - Um pensamento brusco avaliativo - Do tipo se a esposa não co responde ao que você queria (A mente entende como uma provocação), o pensamento negativo avaliativo é: “Ela nunca faz o que eu quero não me ama”. Pare e pense na insanidade deste pensamento, por que uma pessoa não atende o meu pedido na hora que eu quero da forma que quero, começo a dar “trela”para uma enxurrada de pensamentos negativos e mentirosos, que vão a cada momento me deixando mais nervoso(a).Pare e pense, vale a pena?
B_ Com esta enxurrada de pensamentos avaliativos negativos, o corpo reage e as mudanças físicas acontecem (o coração começa a bater rápido, os músculos ficam tensos, a respiração fica ofegante e ocorre uma sensação de sufoco). O objeto que está recebendo  esta raiva continua aumentando os pensamentos avaliativos negativos( e aí o circo da briga está armado).
c-O cérebro percebe de imediato estas reações aumenta a raiva e desencadeia o comportamento de raiva. Que vai crescendo  é provável que façamos algo que vamos nos arrepender depois (você pode direcionar à raiva para dentro ou para fora, nos dois atos o desgaste é o mesmo).
Neste momento, os hormônios se desequilibram e a pressão arterial aumenta, há um aumento dos batimentos cardíacos. A corrente sanguínea é inundada por adrenalina,que provoca a contração dos vasos sanguíneos que pode levar a hipertensão ou a um infarto.
A raiva libera de duas a cinco vezes mais cortisol, o hormônio do stress, altamente tóxico no corpo. Essa substância pode desencadear problemas de saúde como ataque cardíaco, câncer,derrame, diabete e depressão( existe pessoas tão raivosas e doentes que parecem ter todas estas doenças, isto é já estão com o pé na cova, porque pessoas que se irritam com facilidade tem cinco vezes mais chances de morrer antes dos 50 anos)
Entenda, sentir raiva é normal todos nós passamos por estes momentos, este sentimento sempre aparece quando nos sentimos frustrados ou impotentes.
A raiva se torna um problema em nossa vida quando se torna rotina.
Para se proteger precisa:
A - Recuperar a razão (ore rapidamente e peça a Deus calma, respire fundo conte oito segundos solte devagar, recupere o controle. Retire da sua mente os pensamentos avaliativos negativos.Pense estou perdendo a minha saúde,se eu permitir que este sentimento continue,
b - Conte até 10, se não melhorou conte até 100 e assim vai até recuperar o equilíbrio.
C-Não fale enquanto estiver nervoso, se falar vai usar palavras muito duras, que se arrependerá depois, e também vai provocar aquelas reações físicas citadas anteriormente que detona a sua saúde.
d - Saia,ande, corra. Você vai sentir-se mais aliviado por que o corpo produz através do movimento calmantes.
E - Pare de movimentar e medite, a meditação vai trazer saídas, e estas vão desinchar o balão da raiva. Medite, respire,Ore,acalme-se.
f - Tome um copo de água - limpe este espaço da raiva.
g-Tome um banho relaxante. Respire tranquilamente, ore, agradeça a Deus  por tudo,pelo controle, vida...).
Escute músicas calmas. Relaxe, louve,agradeça. Engrandeça-se por ter sido capaz de se controlar.
I - Converse com um amigo sobre o acontecido, ouça, sinta outro ponto de vista.
J-Agora sim, ainda em oração volte e escute o que o outro têm a dizer.
Cuide de você, não mantenha a ira.
Feliz Feriado.