domingo, 28 de outubro de 2012



O FEIJÃO COM ARROZ NO CASAMENTO

De segunda a sexta-feira suas atividades são praticamente as mesmas, ou seja, você vive uma rotina.
No casamento você, levanta não diz nem bom-dia - para o seu amor, toma o seu banho nem o convida para estar com você no banho, toma o café da manhã sem nenhum convite ou preocupação com a vida do outro, nem si quer senta juntos a mesa, nem sonda como o outro esta. Sai sem nem dar um selinho e nem um tchau.
Durante o dia nenhum um contato.
A noite chega, corre para conseguir colocar em dia as tarefas de casa ou simplesmente esparrama no sofá nem um como vai é pronunciado.
As horas passam, toma o banho e fazem as refeições novamente sozinhas, chega o tempo de ir dormir também muitas vezes sozinho a ainda esta trabalhando ou vendo TV.
Hoje não é dia de fazer sexo, podem apagar tranqüilos sem a preocupação com este enfado.
Mas e o dia da atividade sexual? O outro espera, tenta rápido sem nenhuma preparação, goza sai de cima e dorme. Muitas vezes por este ato ser tão ruim,alguém fica calçado,com dores de cabeça,com indisposição e este dia felizmente é adiado.
Surge muito distante nos pequenos intervalos do dia-a-dia, por o meu casamento esta desgastado?
Viver esta rotina, não causa emoção, não traz nenhum entusiasmo, é na verdade um agente do desamor, provocando uma separação muitas vezes debaixo do mesmo teto, por toda a vida.
Pense estes hábitos do dia-a dia são péssimos, mesmo que seu espiro gosta deste marasmo de vida o casamento precisa de um ri timo saudável.
Quebre a mesmice diária, usando a criatividade.
Célia Rocha-Terapeuta de Casal
E-mail: cemapiro@hotmail.com

domingo, 14 de outubro de 2012

CASAIS TRABALHANDO JUNTOS
Há uma declaração em o Desejado de Todas as Nações,p,195, que diz: Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário.Aquele que bebe da água da vida,faz-se fonte de vida.O depositário torna-se doador.
Qual o tempo que você e sua esposa, passam fazendo o trabalho missionário? quantas pessoas visitam ao dia para falar do amor de Deus?
Sentar e planejar o trabalho missionário juntos e saírem juntos para falar da palavra de Deus é uma forma de união e fortalecimento da relação conjugal.
Cada conversa diária do casal, deve ter também como objetivo a salvação de pessoas.
Importante as conversar sobre a relação, mas o foco deve ser a pregação da palavra  para aqueles que ainda não conhecem o nosso Salvador.
Como começar tamanha tarefa?
-Comece o seu culto individual diariamente,tire pelo menos 30 minutos para conversar com Cristo a sós;
-Comece o culto diário com o amor da sua vida, pelo menos 30 minutos(orem um pelo outro, pela vida conjugal,pelos planos do casal...);
-Faça um planejamento de como vão pregar o evangelho(algumas visitas pessoais(nome destas pessoas),mensagens pela internet(quem são estas pessoas),doações(quais são os locais ou pessoas),doação de tempo profissional(quais são estas pessoas)...
-Ore 7 dias pelo seu planejamento junto com a sua parceira.
-Comece o trabalho mas não interrompa FAÇA SOL OU  CHUVA , o trabalho será feito Você vai notar o quanto este pequeno gesto vai muda a sua vida e a vida conjugal.
Divulgue os resultados.
Continue com Deus.

sábado, 13 de outubro de 2012

O CASAL TELEVISÃO ,INTERNET E MENTE

Uma das caracteristicas da sociedade pós-moderna é a frase` Não tenho tempo`.Mas essa mesma sociedade se transformou em um importante consumidor dos programas de televisão e da internet, os quais absorvem o tempo destinado ao esposo(a) e a família.,ao desenvolvimento pessoal e especialmente a comunhão com Deus.
As pesquisas indicam que esposa e  esposos,passam cada vez mais tempo diante da televisão,computador ou videogames, chegando a estar cerca de 8 horas diárias diante das telas.
Veja os efeitos que produz:
-A atividade da Web está criando barreiras entre o casal.Pare agora e avalie quanto tempo você passa com o seu esposo(a), quanto em frente as telas? se você continuar em frente as telas o que vai acontecer com o seu relacionamento?
-Os casais constroem centros multimídia em seus lares,com os quais acordam de manhã e dormem a noite;
-Os casais estão bem concentrados: navegam na Web, e falam com várias pessoas(as vezes conversam horas e horas com pessoas do sexo oposto, falando de intimidades que deveria ser falada só com seu cônjuge), se continuar o que vai acontecer com o seu casamento?
-Percebe que muitos casais não percebem o que os últimos estudos vem mostrando; que os meios de comunicação exercem `influencias nas crenças,atitudes e conduta.Acrescenta-se a isso o fato de que `através de mensagens positivas ou negativas,modificam, em maior ou menor grau, o modo de vida da esposa(o),contribui para mudar para o bem o para o mal,as formas de comunicação do casal,sem que estes descubram o que está acontecendo.
Pode se perceber que tais meios exercem impactos na mente,visto que afetam a conduta sem que se possa avaliar o bem ou o mal.
Pare e pense de forma você esposa e esposo estão sendo afetados pelo que aparecem nas telas?
Você vê que é normal conversar coisas intimas na web TV, com outras pessoas que não seja o seu cônjuge e esta assimilando isso, o que pode acontecer com o seu casamento se não parar agora?
Como estes meios conseguem afetar a conduta sem que a pessoa perceba?
As pesquisas destacam que as histórias que aparecem na Tv´dinfundem insistentemente o que é desejável, oque têm exito, o que é satisfatório ou importante`ou seja ,captam a atenção,seduzindo o publico com elementos desejáveis ,desta forma ,conseguem transmitir influencias que modificam a conduta do espectador
Podemos inferir que esses personagens usam para seduzir,apelando ao apetite, a visão e á luxuria.

As pessoas que permanecem por muitas horas na internet ,podem sofrer danos cerebrais.
`O neuro cientista Gary Snall, da Universidae da Califórnia,revelou,por meio de estudos realizados em adultos,que utilizavam a internet, que tais pessoas duplicavam a atividade nas áreas do cérebro que controlam a tomada de decisões e do raciocínio complexo,comparadas com outras pessoas que até o momento não utilizam a Web.Esses internautas que estão sempre explorando,navegando em busca de novas informações,pode provocar stress e até danos neurólogicos.
Preparando Uma Geração com Esperança,p.22
`` Podemos cerrar todas as portas a imaginação impuras e pensamentos profanos,erguendo nossa alma á presença de Deus por meio de sincera oração.
Aquele cujo o coração se acha aberto para receber o auxílio e a benção de Deus, há de viver uma atmosfera mais santa que a da terra,tendo constante comunhão com o céu Caminho a Cristo,p,99)



Transtorno bipolar: um problema que afeta os relacionamentos

Parceiros ansiosos e irritáveis, com foco no imediato e que sofrem com seus atos impulsivos. Um ciclo que passa pela depressão de maneira prolongada, pela culpa projetada em terceiros e finalmente na reincidência do mesmo tipo de comportamento. Esse tipo de rotina pode ser indício do transtorno bipolar, mas na grande maioria das vezes é difícil de ser diagnosticado.
Ao contrário da ideia geral de que os indivíduos bipolares convivem apenas com picos de irritabilidade e depressão, o transtorno pode muitas vezes passar despercebido e ser considerado característica da personalidade. O que poucas pessoas sabem é que o transtorno bipolar pode ter ciclos curtos – até mesmo diários – e que os sintomas não necessariamente são distintos: hipomanias, irritabilidade, ansiedade e depressão podem conviver conjuntamente, o que dificulta até mesmo o trabalho dos profissionais de saúde mental para identificar o problema.
“É bom ter em mente que o transtorno bipolar pode ser dividido em dois tipos: o tipo I, que é o mais raro, e onde os ciclos são bastante nítidos e em determinado momento os cônjuges, amigos ou familiares acabam indicando o tratamento para o indivíduo”, explica Doris Hupfeld Moreno, médica psiquiatra, especialista do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora ligada ao Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (Gruda) no mesmo instituto.
“Já o que chamamos de tipo II é mais leve nos períodos mais ativos e acelerados – ou euforias – que caraterizam as hipomanias. À diferença da depressão, não são percebidas como problemáticas – pelo contrário, a pessoa acha que está muito bem –, e nem sempre são facilmente identificado por pessoas próximas. freqüentemente são tidas como ‘da pessoa’, ou seja, fazendo parte da personalidade dela e, portanto, normal”, completa. Vale ter em mente que as depressões nos tipos I ou II são igualmente leves, moderadas ou graves e são o tipo de episódio que mais predomina durante a vida.
De acordo com a pesquisadora, nos indivíduos com transtorno bipolar os sintomas de ambos os pólos podem ser superpostos, – aceleração com ativação e depressão combinadas, por exemplo, podem gerar um sentimento de desespero, angústia e desassossego – e mesmo os estados de hipomania podem se traduzir em impulsividade aumentada para compras, libido, ou ficar obstinado com alguém ou alguma coisa, pensando demais naquilo, sem sair da cabeça, com atitudes compulsivas. Isso tudo muitas vezes é visto pelas outras pessoas, incluindo cônjuges, como “pequenas manias”, e por definição, não trazem conseqüências significativas. Se houver grande impacto na vida, trata-se de mania e não mais de hipomania.
“Mas se entendermos que essas pessoas, na verdade, estão vivendo com uma percepção alterada da realidade, é possível que percebamos onde está o perigo disso tudo. Os indivíduos bipolares acabam convivendo com esse atropelo de pensamentos. Estão sempre acelerados – seja focando as coisas de uma forma muito positiva ou muito negativa – e são impulsivos nas suas atitudes. Pensamentos grandiosos fazem parte do quadro clínico e acabam muitas vezes achando que sempre têm razão, são mais inteligentes, são melhores, etc, e se imaginam superiores em alguns ou muitos aspectos, aponta Doris Hupfeld.
Nesse ponto, diz a especialista, é difícil até mesmo convencer esses indivíduos a procurarem ajuda, pois eles também justificam suas atitudes de forma bastante lógica. E como as alterações entre os humores podem ser rápidas – acordar com sentimentos depressivos e ter dificuldades para dormir por não conseguir desligar dos pensamentos ou sempre encontrar nova atividade, por exemplo – tanto os amigos como os parceiros não conseguem definir exatamente o que acontece.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PROVISÃO PARA A ANSIEDADE NA VIDA DO CASAL
Pare e pense, quando começou a ansiedade em sua vida?
Psicológos do desenvolvimento confirmam que, desde os primeiros anos de vida, as crianças enfrentam temores definidos, principalmente o ter fome e de ruídos agudos.Crianças e adolescentes em crescimento também passam por uma variedade de temores: medo de animais,de escuro, de estar sozinhos;medo de situações relacionadas a escola,separação dos pais, medo de não crescer ou de ser rejeitados pelos colegas.Os adultos também estão sujeitos a apreensões comuns associados ás circunstaâncias da vida:medo de não encontrar um parceiro satisfatório para a vida, de não encontrar emprego certo, de ataques de bandidos,de contrair doença crônica ou fatal,de ser assaltado,de morrer ,etc
Patriarcas e profetas,p.57 ,refere que depois de Adão comer o fruto proibido`,o pensamento de seu pecado o encheu de terror` e que a temperatura aprazível do Edem gelou o casal culpado.Eles foram deixados com `uma intuição de pecado, um terror pelo futuro,uma nudez espiritual.
Como sair destas situações impostas?
O esposo(a), precisa ter sua comunhão individual com Deus, tire pelo menos meia hora para este encontro.
O esposo precisa criar um momento de encontro com Deus para o casal.Tire tempo para orar juntos e ler a palavra, também faça a entrega a Deus dos problemas que estão passando.
O esposo precisa organizar um tempo para o culto familiar, faça do encontro algo bom, gostoso.
Aprenda a relaxar a todo memento,creia na proteção divina, respire tranquilamente, tranquilize o corpo, relaxe a musculatura.
Caminhe pelo menos 30 minutos por dia,este é um recurso útil para diminuir o estresse a ansiedade. Caminhe com sua esposa pelo menos duas vezes na família e pelo menos uma vez com toda a família.
Conscientize a sua família sobre os males do café,cigarro, alccol, refrigerantes, açúcar branco, carne.Estes aumentam a ansiedade e desencadeiam o panico.
Faça Meditação, duas vezes por semana com a esposa e uma vez com a família.
Os ansiosos tem pensamentos catastroficos a respeito de qualquer situação,observe seus pensamentos,anote e procure uma interpretação mais realista, encontre uma saída,se não conseguir sozinho e sentir que esta sendo prejudicado e prejudicando sua família busque ajuda profissional.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012


A FRONTEIRA ENTRE O AMOR E A DOENÇA
Recebi um texto de Freud e Lacan que levanta muitas questões sobre o amor.
Achei pertinente por ver algumas pessoas navegando em alto grau de sofrimento por esta fronteira.
Quando ´amamos` alguem parece haver um grande processo  identificatório,Freud diz que é o desejo de ser amado que movimenta o indivíduo a agir de acordo com os ideais do outro,visando desta forma alcançar objetivos.
Mas o amor tem outras facetas,os aspectos tiranos,agressivos e hostis.Por essa via o amor perde a racionalidade e seus imperativos pode tornar-se uma crueldade impar,chegando em casos extremos , a destruição do sujeito ou do outro.
Em nome do amor já foram realizadas as mais terríveis ações.
São atos que colocam em xeque esta visão idealizada e tão difundida do amor e que suscitam algumas interrogações.Quais são os limites razoáveis do amor?
Desde criança devemos aprender a disciplinar o amor que é aprender quais os limites seguros para o comportamento,sem desrespeitar e violentar,deixando uma margem para o erro, e para a contestação saudável,porque uma personalidade saudável constrói-se assim.
Uma importante forma também  é que cada um de nós aja de maneira razoável por aceitar a direção de Cristo e estar disposto a ceder o que é possível no trato com os outros.
Outro questionamento é o que faz com que este investimento amoroso possa por vez ser tão devastador?
Algumas pessoas referem a alta expectativa,o foco só no ser amado a fragilidade em relação ao objeto amado, o amor ao outro é maior que a si mesmo,a dependência do amor do outro..
Pensando ainda qual a linha de separação entre o amor que engrandece e o que destrói?
Engrandece quando é uma expressão de liberdade,não cobra e nem espera,não confunde,não espera resposta para ser,se revela não se esconde,se esparrama com delicadezas é a expressão da gentileza e da doçura eterna,não reclama se entrega,faz festa no coração, o amor é livre para ser e viver,o amor se oferece,arrisca diz o poeta Paulo Roberto.
Existe a doença que destrói.