domingo, 25 de novembro de 2012


MOTIVOS DA TRAIÇÃO
Primeiro pensamos que há entre um casal o contrato de fidelidade, a traição é a violação deste contrato, é o rompimento da palavra dada por um dos cônjuges, um dos dois começa a mentir para o outro .
Quer dizer há uma ruptura completa da decisão em ser fiel até que a morte os separe.
Um dos dois deixa de cumprir o compromisso assumido com o outro.Este ato mostra que um dos cônjuges não é mais confiável, um passa a ser desleal.
Acontece a infidelidade que é a ruptura de um compromisso assumido diante de Deus com o seu cônjuge há a quebra de um pacto em manter relações sexuais só com uma pessoa que escolhemos livremente para ser nosso(a) esposo(a).
No entanto se colocarmos na balança a infidelidade,,violação de contrato,a deslealdade, a quebra de pacto chamamos tudo isso de adultério que no Brasil significa infidelidade conjugal,amantismo,prevaricação. E segundo o artigo 240 do Código Penal Brasileiro, o adultério é um crime contra a família e o casamento.Se um dos cônjuges mantém uma relação com uma terceira pessoas,fica sujeito a uma pena de 15 dias a seis meses de detenção.A traição pode ser um motivo de reparação por dado moral,para ser enquadrado deve ter provas e denunciá-lo no prazo de um mês.
O adultério é carecterizado pela infração ao dever de fidelidade reciproca no casamento
Segundo a psicoterapeuta Olga Inês são vários os fatores que levam a traição.Se você foi traído(a), sente e avalie com a sua parceira(o) o motivo que o levou a trair.Sim eu sei que não justifica , mas é importante saber o motivo para fins de tratamento. Segundo o psicologo Antônio Carlos uma das premissas é o não acompanhamento da imagem psíquica que uma pessoa formou  a cerca do seu companheiro e  tal imagem é passivel ou não de satisfação plena. A  estimulação da ilusão seja pela sedução ou ausência é sinônimo da completa  traição sem que  ocorra nescessariamente ocorra  um encontro sexual clandestino.  Antes da traição há uma fuga no plano emocional.Há uma falta de exposição real dos seus sentimentos. Motivos:
a-Culturais-Na cultura brasileira, patriarcal e repressora é mais comum entre os homens que são educados para não perderem nenhuma oportunidade de demonstrarem a masculinidade,muitas vezes confundida com o desempenho sexual.O homem quando trai não perde nada, segunda a visão social  mas diante de Deus pode perder a vida eterna.
b-Carências- É fácil identificar um homem carente ele mostra-se apaixonado rápido, logo quer morar juntos ou casar,por que sente que já esta amando e as vezes faz juras eternas,este amor eterno dura pouco e logo começa a depressão  ou continua junto desta forma ou acaba este relacionamento e começa outro da mesma forma.O certo é que o `amor `logo acaba.
E não existe nada pior que pessoas carentes,sempre jogam o peso em cima do outro(felicidade ,amor,planos )
c-Insatisfação em relação aos desejos e expectativas com o parceiro(a)-Freud já dizia que o ser humanos é escravo dos próprios desejos.A maioria das pessoas vivem para suprir  os seus  desejos ou vivem insatisfeita com a vida por que não consegue saciá-los.Na depressão acontece este fato a vida não é como a pessoa gostaria e a pessoa não vê possibilidade  futura de construir o que deseja.Se prestar atenção na infância seus desejos não foram realizados ou ela(e) perdeu o que tinha o que supria suas necessidades e acredita que não há mais chances de realizá-los.
d-Vingança- Com a traição abre caminho para  pensamentos irracionais que a pessoa não possui conhecimento e nem controle.Parece que qualquer tentativa de resolução ou controle leva ao caus psíquico. O perdão traz a consciência que nem toda magoa ou escombro mental pode ser removido(só Deus pode dar tranquilidade),na dissolução do casamento o arrependimento pode inundar os pensamentos.
e-Busca pelo novo- Precisa procurar saídas antes da crise(manter  a expectativa por novos desafios,ter a individualidade respeitada,manter o frescor da relação no ar,fugir da mesmice do dia-a-dia etc).
f-Busca pela sensação de perigo ou de poder.É necessário separar  mentalmente o que pode prejudicar a relação.

domingo, 18 de novembro de 2012


EMPREENDEDOR
Você pode estar no auge de uma carreira construída passo a passo,confortável na posição que sempre sonhou.Ou começando a faculdade,rabiscando seus planos na última folha do caderno enquanto o professor discursa la da frente.Em algum momento da vida você vai querer empreender.
Como saber a hora certa ?
No Brasil, a mais recente edição do GEM-Global  Entrepreneurship Monitor-mostra que 52,5% dos empreendedores estão na faixa entre 18 e 34 anos,enquanto 43,2% se situam entre 35 e 54.Ary Plonsk ,presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores(Anprotec).`Na verdade , o que é comum entre empreendedores inovadores não é faixa etária,e sim o forte desejo de realização, de mudar a realidade.E isso ocorre em todas as idades`.
Para o canadense Louis Jacques Filion,professor de Empreendedorismo da respeitada escola de negocio HEC, em Montreal,não seria nem mesmo correto falar em idade ideal para empreender. `Dá para começar um negócio em qualquer fase da vida. O que importa é a expertise que a pessoa te na área em que está abrindo a empresa .Saber administrar pessoas e projetos é o que é importante e os mais jovens e mais velhos podem desenvolver essa habilidade.
Importante, não trabalhar sozinho.Procure atuar com um coach, um mentor ,um pequeno grupo de conselheiros.Isso faz a diferença. E é importante durante toda a trajetória de uma Empresa.
Uma forma simples de suavizar  a passagem do mundo dos sonhos para o mundo da realidade entre os casais é dividir é dividir seus projetos segundo Gustavo Cerbasi.
Formação de Grupos. Não importa o negócio.O importante é o desenvolvimento saudável do que você faz.
Mês de Novembro e Dezembro.
Consultório Psicológico.


ABORTO E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
O aborto é considerado a quarta causa de mortalidade materna e um problema grave de saúde pública.A morte materna é outra violência,pois gera um trauma para o filho, que fica sem os cuidados e proteção da mãe e também para o restante da família.
As adolescentes que abortam têm entre 17 a 19 anos,não planejam a gravidez,dependem economicamente do companheiro ou da família e usam como método abortivo principalmente medicamentos e chás.As adolescentes e jovens representam 7% a 9% do total em mulheres em idade fértil.Pesquisas revelam que 73% das jovens com idades compreendidas entre 18 a 24 anos cogitam a possibilidade de abortar antes de resolverem manter a gravidez.
Observou-se que as depoentes apresentam influência masculina marcante quanto a opção em abortar.O motivo principal vai ser diferenciado por aspectos econômicos,culturais e psico econômicos da mulher.Mas é notório que a ausência do apoio familiar e do parceiro esta intimamente relacionada á decisão pelo aborto.A imaturidade e o não conhecimento sobre sexualidade também foram citados pelas adolescentes e jovens para optarem pela prática, ressalta Ivanilde Sepúveda Gomes-Mestre em Enfermagem.
Semana de Apoio a Adolescente e Jovens que passam pelo momento de decisão quanto a dar continuidade a gravidez.
Consultório Psicológico.
Fone: 62-3223-6910
E-mail-cemapiro@hotmail.com

domingo, 11 de novembro de 2012


BELEZA UM ITEM IMPORTANTE NA VIDA DO CASAL

A primeira idéia de beleza é que cada um dos envolvidos na reação entenda que foi criado para algo grande e que estamos ligados há um Deus maior que nós. Esta certeza da grandeza, nos faz fortes e mostra que realmente somos luz do mundo. Portanto a nossa auto estima é elevada.
Pensar que a beleza não se resume apenas à estética, mas ao modo de ser, a forma de expressar os gestos da pessoa que conta como somos acolhidos e qual lugar ocupamos no coração de quem amamos.
Quando um (a) esposo (a) diz a sua esposa eu te amo é a palavra vinda de Deus a criatura, isso é beleza.
Beleza é capaz de transcender, é a capacidade de sair de nós e ir ao mundo de quem amamos, entender compreender, aceitar honrar é ir muito mais além do que estamos fazendo, as possibilidades de melhorar crescer são infinitas. Desafie a você mesmo a fazer o que nunca nenhum esposo(a), fez pelo o outro,dê o seu infinitamente melhor.
Na vida de casal você pode se tornar um grande artista e tornar infinitamente bela a vida de alguém, por que você é belo é a obra prima do Criador. As mãos de Deus  estão sobre você em todos momentos.
Beleza e felicidade vivem juntas e são construídas no dia-a-dia. Felicidade é plenitude da vida.
A minha vida torna-se bela se torno bela a vida do meu esposo (a), por que foi ele (a) que plantou em mim o desejo de ser belo e neste sentido nos tornamos artistas de nossa relação. Pintam as cores da amizade,intima e intensa,um trabalha para por mais cores na vida do outro para despertar aquela emoção ainda escondida.
Colocamos a cor da gratidão, do doar-se por o nosso eu num nós maior, a relação.
O amor ingrediente supremo da beleza vai fazer você cegar, mas pode também de dar olhos novos, para alcançar a dimensão suprema de uma relação conjugal, pode fazer você chegar aonde ninguém ainda chegou.
Seja o escultor do outro, Deus é o seu escultor, você tem o modelo é só seguir.
Dentro da dimensão do tempo essa é a única tarefa importante para você fazer, por que o resultado é a salvação de vários mundos.
Feliz Semana.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Os 10 mandamentos do Casal

Prof. Felipe Aquino
Uma equipe de psicólogos e especialistas americanos, que trabalhava em terapia conjugal, elaborou "Os Dez Mandamentos do Casal". Gostaria de analisá-los aqui, já que trazem muita sabedoria para a vida e felicidade dos casais. É mais fácil aprender com o erro dos outros do que com os próprios.
1. Nunca irritar-se ao mesmo tempo
A todo custo evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária. Então, será preciso que um dos dois acione o mecanismo que assegure a calma de ambos diante da situação conflitante. É preciso convencermo-nos de que na explosão nada será feito de bom. Todos sabemos bem quais são os frutos de uma explosão: apenas destroços, morte e tristeza. Portanto, jamais permitir que a explosão chegue a acontecer. D. Helder Câmara tem um belo pensamento que diz: "Há criaturas que são como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura...".
2. Nunca gritar um com o outro
A não ser que a casa esteja pegando fogo.
Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido. Alguém me disse certa vez que se gritar resolvesse alguma coisa, porco nenhum morreria... Gritar é próprio daquele que é fraco moralmente, e precisa impor pelos gritos aquilo que não consegue pelos argumentos e pela razão.
3. Se alguém deve ganhar na discussão, deixar que seja o outro
Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência e de amor. Dialogar jamais será discutir, pela simples razão de que a discussão pressupõe um vencedor e um derrotado, e no diálogo não. Portanto, se por descuido nosso, o diálogo se transformar em discussão, permita que o outro "vença", para que mais rapidamente ela termine. Discussão no casamento é sinônimo de "guerra", de luta inglória. "A vitória na guerra deveria ser comemorada com um funeral"; dizia Lao Tsé. Que vantagem há em se ganhar uma disputa contra aquele que é a nossa própria carne? É preciso que o casal tenha a determinação de não provocar brigas; não podemos nos esquecer que basta uma pequena nuvem para esconder o sol. Às vezes uma pequena discussão esconde por muitos dias o sol da alegria no lar.
4. Se for inevitável chamar a atenção, fazê-lo com amor
A outra parte tem que entender que a crítica tem o objetivo de somar e não de dividir. Só tem sentido a crítica que for construtiva; e essa é amorosa, sem acusações e condenações. Antes de apontarmos um defeito, é sempre aconselhável apresentar duas qualidades do outro. Isso funciona como um anestésico para que se possa fazer o curativo sem dor. E reze pelo outro antes de abordá-lo em um problema difícil. Peça ao Senhor e a Nossa Senhora que preparem o coração dele para receber bem o que você precisa dizer-lhe. Deus é o primeiro interessado na harmonia do casal.
5. Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado
A pessoa é sempre maior que seus erros, e ninguém gosta de ser caracterizado por seus defeitos. Toda vez que acusamos a pessoa por seus erros passados, estamos trazendo-os de volta e dificultando que ela se livre deles. Certamente não é isto que queremos para a pessoa amada. É preciso todo o cuidado para que isto não ocorra nos momentos de discussão. Nestas horas o melhor é manter a boca fechada. Aquele que estiver mais calmo, que for mais controlado, deve ficar quieto e deixar o outro falar até que se acalme. Não revidar em palavras, senão a discussão aumenta, e tudo de mau pode acontecer, em termos de ressentimentos, mágoas e dolorosas feridas. Nos tempos horríveis da "guerra fria", quando pairava sobre o mundo todo o perigo de uma guerra nuclear, como uma espada de Dâmocles sobre as nossas cabeças, o Papa Paulo VI avisou o mundo: "a paz impõe-se somente com a paz, pela clemência, pela misericórdia, pela caridade". Ora, se isto é válido para o mundo encontrar a paz, muito mais é válido para todos os casais viverem bem. Portanto, como ensina Thomás de Kemphis, na Imitação de Cristo, "primeiro conserva-te em paz, depois poderás pacificar os outros". E Paulo VI, ardoroso defensor da paz, dizia: "se a guerra é o outro nome da morte, a vida é o outro nome da paz". Portanto, para haver vida no casamento, é preciso haver a paz; e ela tem um preço: a nossa maturidade.
6. A displicência com qualquer pessoa é tolerável, menos com o cônjuge
Na vida a dois tudo pode e deve ser importante, pois a felicidade nasce das pequenas coisas. A falta de atenção para com o cônjuge é triste na vida do casal e demonstra desprezo para com o outro. Seja atento ao que ele diz, aos seus problemas e aspirações.
7. Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo
"Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento" (Ef 4,26b)
Se isso não acontecer, no dia seguinte o problema poderá ser bem maior. Não se pode deixar acumular problema sobre problema, sem solução. Já pensou se você usasse a mesma leiteira que já usou no dia anterior, para ferver o leite, sem antes lavá-la? O leite certamente azedaria. O mesmo acontece quando acordamos sem resolver os conflitos de ontem. Os problemas da vida conjugal são normais e exigem de nós atenção e coragem para enfrentá-los, até que sejam solucionados, com o nosso trabalho e com a graça de Deus. A atitude da avestruz, da fuga, é a pior que existe. Com paz e perseverança busquemos a solução.

8. Pelo menos uma vez ao dia, dizer ao outro uma palavra carinhosa
Muitos têm reservas enormes de ternura, mas esquecem de expressá-las em voz alta. Não basta amar o outro, é preciso dizer isto também com palavras. Especialmente para as mulheres, isto tem um efeito quase mágico. É um tônico que muda completamente o seu estado de ânimo, humor e bem estar. Muitos homens têm dificuldade neste ponto; alguns por problemas de educação, mas a maioria porque ainda não se deu conta da sua importância. Como são importantes essas expressões de carinho que fazem o outro crescer: "eu te amo", "você é muito importante para mim", "sem você eu não teria conseguido vencer este problema", "a tua presença é importante para mim"; "tuas palavras me ajudam a viver"... Diga isto ao outro com sinceridade toda vez que experimentar o auxílio edificante dele.
9. Cometendo um erro, saber admiti-lo e pedir desculpas
Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o seu erro demonstra ser honesta consigo mesma e com o outro. Quando erramos não temos duas alternativas honestas, apenas uma: reconhecer o erro, pedir perdão e procurar remediar o que fizemos de errado, com o propósito de não repeti-lo. Isto é ser humilde. Agindo assim, mesmo os nossos erros e quedas serão alavancas para o nosso amadurecimento e crescimento. Quando temos a coragem de pedir perdão, vencendo o nosso orgulho, eliminamos quase de vez o motivo do conflito no relacionamento, e a paz retorna aos corações. É nobre pedir perdão!
10. Quando um não quer, dois não brigam
É a sabedoria popular que ensina isto. Será preciso então que alguém tome a iniciativa de quebrar o ciclo pernicioso que leva à briga. Tomar esta iniciativa será sempre um gesto de grandeza, maturidade e amor. E a melhor maneira será "não pôr lenha na fogueira", isto é, não alimentar a discussão. Muitas vezes é pelo silêncio de um que a calma retorna ao coração do outro. Outras vezes será por um abraço carinhoso, ou por uma palavra amiga.
Fonte: Canção Nova/ Prof. Felipe Aquino
Do livro "Namoro" -
CORAÇÃO QUE AMA
A presença do ser amado sempre é desejada, notamos que a mulher parece ter mais necessidade dessa presença , e há um prazer imenso quando este parceiro esta presente e sabe ouvir e falar.
Com esta pratica o amor aumenta e após cada encontro,o casal sente a necessidade de estar mais perto durante todo o tempo possível.Então tempo de qualidade juntos = amor,sexo em maior quantidade.
O coração que ama quer privacidade para construir um relacionamento íntimo.
Por isso é preciso lembrar que o casal não deve andar o tempo todo acompanhado de parentes e amigos, precisa separar bastante tempo para estar a sós com o seu amor. Também é necessário entender profundamente que um relacionamento não vem pronto ele é construído no dia-a-dia, na convivência diária.
Quem ama afirma sua alegria em em estar juntos, e aquele que é amado sabe disso por considerar as manifestações e os desejos do outro.Ele também é homenageado por suas qualidades e realizações sua presença é celebrada de um modo muito especial.
Por fim, o verdadeiro amor construído no dia a dia não acaba não se abala quando surgem dificuldades ou com o passar dos anos.
As demostrações de amor entre pessoas precisam ser resultado da comunhão individual com Deus.
Em nosso viver diário,repleto de tarefas urgentes a serem realizadas, é fácil nos esquecermos da necessidade de um relacionamento com Deus.Porém esta deve ser a prioridade de vida de cada casal.Quando começarem o dia Deus precisa estar em primeiro lugar.Tenha um momento de comunhão com Ele, ore com seu parceiro antes das atividades diária,ore pela relação de vocês dois.
Buscarei aquele que meu coração ama Ct 3:26.Que este texto inaugure em seu coração uma nova fase em seu relacionamento com Deus e com o seu(a) companheiro(a)  de jornada.
Que através da sua comunhão com Deus,o seu parceiro (a), possa ver Cristo em cada atitude,palavras.
FELIZ SÁBADO.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012


O bate-boca no casamento
Há alguns anos, li num jornal de Porto Velho um interessante artigo intitulado “Felicidade Conjugal”, escrito por Cílio Bocannera. Ali, ele menciona que um professor da Universidade de Denver, num trabalho apresentado durante uma conferência em Londres para especialistas em terapia de casal, concluiu que “a maneira de brigar define o grau de sucesso de um casamento”. Isto é, “a tática que marido e mulher usam na hora do bate-boca, serve como melhor indício de entendimento ou divórcio futuro”.

O interessante é que o professor Howard Markman, que estudou mil casais que costumavam discutir, concluiu que os mais ameaçados são os que fogem da discussão e que permitem que pequenos tópicos se transformem em enormes disputas. Sabemos que isso é muito comum. Há casais que começam discordando acerca de onde pôr o sabonete, como apertar o tubo de pasta de dente, e permitem que as discordâncias se avolumem e atinjam outros pontos mais importantes da vida. Por fim, o relacionamento pode acabar não apenas em separação e divórcio, mas até em coisas fatais.
E o professor Markamn menciona algo que merece séria e profunda reflexão. “Um insulto ou ofensa ao caráter apaga cinco, dez ou às vezes vinte gestos de bondade numa relação”.
Em face do preocupante aumento do número de casais que se separam, deixando para trás corações feridos e crianças que terão que crescer num ambiente difícil, com a ausência do amparo, do conselho e da companhia quer do pai ou da mãe, a questão aqui abordada merece muita reflexão.
Como seres racionais e inteligentes, como somos, ao invés de nos dedicarmos a discutir ou brigar por qualquer coisa, temos que nos lembrar de que o diálogo sugere mais do que falar e escutar. É entender e respeitar o ponto de vista da outra pessoa. No entanto, para que a felicidade e a paz sejam mantidas, muitas vezes temos de abdicar de nossa posição, sendo tolerantes, para que o entendimento seja alcançado.
Não existe coisa alguma que substitua o efeito positivo de palavras bondosas e gestos de amor inspirados pelo amor de Deus em nosso coração. (Uma Palavra Amiga, p. 152).

sexta-feira, 2 de novembro de 2012


O ESPOSO(A) QUER SEPARAR
Quando chega a este estado, já aconteceu muita coisa, já foram acumulando muitas mágoas.
O que acaba com o casamento são as brigas,as ofensas os xingamentos.
Estes desencontros fazem um chegar ao limite primeiro,a não aquentar mais e querer terminar o relacionamento.
Neste momento o melhor a fazer é aumentar a comunhão com Deus, focar em si mesmo,no seu crescimento  no campo pro fissional,mental e físico.
Precisa sentar e avaliar onde erramos o que fizemos que atrapalhou o processo de crescimento interior e o da relação, este é o primeiro passo para a mudança, é admitir para o outro, mesmo que a relação venha a terminar de fato, precisa ser  um afastamento em paz.
Cuidado para não ficar preso a acusações do parceiro, avalie o que é verdade e o que não for descarte.Não Fique focando só nas coisas ruins que aconteceram, isso atrai mais lembranças  e atos ruins e nada resolverá muitas vezes (fica triste,deprime, para de alimentar, não se concentra mais para de estudar,pode ser despedida,não cuida mais dos filhos...), não sobra nenhuma força para  mudar para o outro.
Passou esta etapa achou, compreendeu,busque forças para mudanças( faça um tratamento psicológico, converse com Deus etc), se não tratar a mudança vai durar pouco tempo, logo estará repetindo os mesmos erros e nem um novo parceiro vai aquentar.
Concentre nas coisas boas, em tudo que já foi, que é no que quer ser.
Como você era antes do casamento? o que você fez para conquistar sua esposa(o)?
Centre em sua mudança no quer quer virar,quer ser feliz, quer ajudar na felicidade de alguém uma pessoa infeliz deprimida não é companhia para ninguém,tristeza ,raiva, contagia e deixa o ambiente pesado.Modifique o seu humor,comece a rir,assista algo engraçado,ouça uma música e cante(quem canta seus males espanta),pense em algo que lhe faça feliz.
Sua mudança vai se tornar visível para todos, e assim muitos vão quere ficar perto de você.
Mostre a pessoa certa que você é, Deus a criou a sua imagem e semelhança.Trate as pessoas bem, trate o seu amor muito bem sempre,fique feliz,faça as coisas que o conquistaram( jatavam juntos uma vez na semana, viajavam,brincavam...)trate o muito bem,fique feliz,fale de maneira gentil quando quiser discutir algo.
Semana de Encontro entre Casais.