domingo, 30 de junho de 2013

QUINTA AULA-CASAMENTO.
O AMOR NA VISÃO DA MULHER

Quem é a mulher de hoje? Como você se vê ?
A mulher acredita no amor perfeito e desde criança brinca ,vivencia essa crença,acredita que o amor é para vida inteira.
Acredita que ser mãe e ter uma família é o maior projeto de sua vida.
Mas percebe que o amor de muitos estão esfriando então tem buscado,uma nova construção na relação com o homem e com uma família.
Percebe-se  que muitas tem buscado uma construção mais racional, menos emocional,para evitar o sofrimento.Mas como seu perfil é emocional, sofre.E como os  homens procura uma mulher emocional para agregar ao seu lado racional, rejeita este perfil de mulher e foge e também sofre.
Essa nova mulher que ficou velha de repente,perdeu o poder de se olhar de frente(não tem tempo), perdeu o poder de expressar de fato o que pensa,perdeu sua identidade,não expressa mais suas necessidades afetivas por não achar um homem que queira ouvi-las.
Então , sente-se confusa entre o  que ela é, o que sente e o que produz(quem é você, o  que sente diariamente,o que faz te satisfaz?).
Se desvaloriza, por não saber quem é e joga a culpa nos outros por desvaloriza-la.
Mas conseguiu uma visão diferente, mais ampla do mundo exterior(encolheu a visão interior) e pensa e as vezes  realmente confirma em poucas mulheres, que melhorou o seu desenvolvimento pro fissional,intelectual,financeiro .
A mulher construiu a duras penas um novo marco na sociedade, o poder de decisão em todos os lugares que participa, mas parece não esta feliz.
Então esta mulher continua amando de forma tradicional, como o Pai a fez.
Uma mulher não é só beleza física,há mulheres belas internamente que não se deixou vencer pelas dificuldades da vida , então primeiro ela se ama e muito.
Gosta que o amor venha em forma de cortejo,conquista sedução e carinho que a faça sentir-se extasiada de forma que faça se entregar de corpo e alma ao homem que conseguir este não uma única vez mas a todos momento.Se ele perder esta forma de amar o encanto acaba e a relação deixa de existir.
Então a mulher ama,quando consegue um grande homem que saiba momentaneamente regar este sentimento.
A mulher ama o másculo, o silencioso que a deixa falar e que saiba devolver o que entendeu, compreendeu desta fala o que demonstra a ternura o encanto no olhar por tudo que ela faz.
Ama o viril que sabe percorrer lento e sorrateiramente o seu corpo ,que conhecer cada detalhe que a faça vibrar.
Ama o romântico o cavalheiro, capaz de presentear com uma flor, com um poema com um bilhete de amor todos os dias.
Ama o bom humor diário do companheiro que sabe fazer do trágico uma grande comédia.

domingo, 23 de junho de 2013

4 Aula sobre o casamento


O AMOR SEGUNDO A BÍBLIA



1 Coríntios 
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

domingo, 16 de junho de 2013

Terceira aula-O casamento de acordo com a Bíblia

Vamos ver esta visão segundo a opinião de alguns pastores.
Segundo estes a Bíblia não declara claramente em que ponto Deus,considera um casal oficialmente casados.
As opiniões mais comuns são:
A-Deus enxerga como casamento quando o casal  é legalmente casado, isto é em obdiência as leis do País.O Apoio Bíblico está em Romanos 13-1 a 7 e I Pedro 2:17,estes versículos defendem a submissão ao governo.
Por que o governo exige alguns papeis no ritual para que o casamento seja reconhecido.Então temos a certeza que é bíblico que o casal se submeta ao governo nesta questão,submeter as autoridades governamentais é um comando bíblico para aqueles que querem estar de acordo com a Palavra de Deus.
O que torna difícil nesta questão é que o casamento antecede aos poderes governamentais.
B-Um casal é considerado casado aos olhos de Deus quando eles tiverem algum tipo de cerimônia formal de casamento.
Em muitas culturas o pai dá a sua filha em casamento.Alguns estudiosos entendem, que a entrega de Eva a Adão(Gen.2:22) com o próprio Deus administrando a primeira cerimônia de casamento.
Em João Capítulo 2, Jesus estava presente em uma cerimônia  de casamento.Jesus não estaria presente se não concordasse com esta cerimônia.Este ato indica que a cerimônia de casamento é aceitável diante de Deus.
C-Deus considera o casal casado no momento em o casamento é consumado(relação sexual).Alguns argumentam que se um homem e uma mulher tem sexo,então Deus os considera casados.Tal ponto de vista não é bíblico.A base para este argumento é de que a relação sexual entre o marido e sua esposa é a suprema concretização do princípio de ` uma `carne`( Gen.2:24; Mateus 19:5;Efes.5:31).Neste sentido bíblico a relação sexual é o ´selo` final no contrato de casamento(got question?org).
Em I corintios 7:2 indica que sexo antes do casamento é imoralidade.
Então que é um casamento de acordo com a Bíblia, a palavra de Deus?
Parece que existe algumas regras a serem seguidas:
a-Procure reconhecimento formal do governo;
b-Siga as praticas culturais e familiares, que reconhece o casal como oficialmente casados;
c-Um casal deve consumar o casamento com o princípio de `uma só carne(Gen.2:24; Mateus 19:5;Efes. 5:31).

domingo, 9 de junho de 2013

COMO SE FORMA UMA PESSOA SUBMISSA

SUBMISSÃO, Significa estar disposto a fazer a vontade de outra pessoa, mesmo que esta vontade vá contra os próprios  interesses, desejos.
Por outro lado, quem aceita a submissão,pode estar sendo humilhado,pode ser um derrotado, que já perdeu a vontade de viver ou até mesmo uma pessoa que acomoda  e vive em uma posição inferior.
Alguns casamentos acabam por isso.Um dos parceiros não se posiciona,se torna submisso e quando acha que está na hora de gritar independência a relação acaba.Portanto na vida real ser submisso é não ter opinião própia ou ainda ter, mais não se posicionar frente a ela.Ter medo das consequências em cima da sua postura.(Saul Brandalise).
Uma criança que é repetidamente, criticada envergonhada ou rejeitada, desenvolve um esquema interpessoal,no qual os outros são vistos,como poderosos, hostis e dominantes e em que estas se sentem vulnerável aos ataques e rejeições e remetida ao papel social de subordinação(Gilbert- 2006).
Deste modo ,são as experiências precoces com as figuras significativas que formam as bases para a construção de crenças em ralação ao eu (Matos & Pinto-Gouveia, 2009). A exposição precoce a 
ameaças e experiências aversivas, que envolvam hostilidade e medo na infância, 
está associada a vulnerabilidades na saúde mental que podem ser traduzidas em 
sentimentos e cognições de auto-avaliação negativa (auto-criticismo) e problemas 
psicológicos e emocionais na adultez (Gilbert et al., 2003, 2006).
O ensinamento e exemplo de Jesus: Ao ensinar os Seus discípulos a, dar uns aos outros, a consideração que gostariam de ter para si mesmos (Mateus 22:39), Jesus nos deu um princípio que está no âmago de um casamento saudável.
Como se forma um esposo(a) autoritário(a)
Segundo Adorno(1950),O desenvolvimento da personalidade em ambientes,repressivos rígidos, severos em relação a disciplina levariam o indivíduo, já na infância ao deslocamento dos impulsos agressivos contra os pais para outros alvos.Geralmente esses outros alvos, seriam pessoas pertencentes ao grupo minoritário,percebidos como mais fracos ou inferiores.
De forma bem sucinta  os indivíduos autoritários teriam como característica principal a intolerância com  a minoria frágil.Uma segunda característica ,importante é o apego a inflexibilidade em aceitar mudanças.
Ou seja seriam pessoas fundamentalistas e dogmáticas.
Segundo Altemeyer (1996),defende que  o autoritarismo se desenvolve no processo de aprendizagem no meio através da observação .
No casamento o autoritário combina altos níveis de exigências com pouca flexibilidade.Há uma tentativa de controlar o comportamento do cônjuge a qualquer preço.
Se você está casado(a) , com uma pessoa autoritária, precisa urgentemente descobrir o que sente em relação a situação , é confortável é favorável?
Sente-se feliz?