segunda-feira, 29 de setembro de 2014

COMO DESENVOLVER AUTO ESTIMA NAS CRIANÇAS


Pense desde o ventre o que você foi falando para o seu filho, foi sendo absorvido, bem ou mal, o 
reforço , o valor pessoal, o reconhecimento são pilares na construção de uma boa auto estima.
Auto estima é o alicerce de tudo que a criança  é.
Auto estima é determinante para que tenha um futuro magnifico e você que cuida da criança que esta construindo essa base.
Então, tire tempo para ouvir a sua criança, todos os dias pelo menos 30 minutos.
Discipline, coloque limites para q essa base seja forte, mas pense se você como pai ou mãe não tiverem disciplina e limites pouco vai adiantar falar disso com a criança, por que ela aprende por imitação.
Comece a ensina-la a tomar decisões, a cada idade pode decidir algumas coisas importantes, como q roupa vai usar, onde pode e gostaria de passear etc.
Para desenvolver uma excelente auto estima precisa ser aceito,  reconhecida(elogie os pequenos e grandes feitos), amada diga várias vezes ao dia que a ama .
Organizamos uma boa auto estima errando e dizendo eu consigo, e de fato realizando, ensine a sua criança ser persistente deixe ela desenvolver ideias positivas de sua capacidade.Mas pense a criança pode até conseguir mais se não for amada vai desenvolver uma auto estima baixa.
Quando não gostar de algo que a criança faz, fale do comportamento e não atinja a criança, diga que não gostou do que ela fez não diga q não gosta dela .Pare e ensine-a a agir de outra forma e é provável q vai ensinar várias vezes a mesma coisa.Fale muito das decisões e escolhas  certas e de onde as decisões e escolhas erradas vão leva-las, para isso você precisa estar escolhendo e decidindo o mais certo possível.Explique que a vida é uma série de escolhas e que ela pode fazer sempre boas escolhas , para a vida ser mais fácil,  e feliz.
Quando sua criança errar fique ao lado dela e não contra ela, explicando que o comportamento foi errado mas você acredita q ele pode  ser forte e muda-lo .
Para que a criança tenha uma excelente auto estima você precisa brincar com ela,  precisa sentir que você tira tempo por que ela é importante na sua vida, e você ama com palavras e atitudes.
Auto estima elevada, anda de mãos dadas com a capacidade de resolver problemas, ensine os seus filhos encontrarem soluções para suas dificuldades.
Então entendemos que para elevar a autoestima do seu filho, você precisa ter uma, e que ela vai aumentando na medida que ajuda seu filho a ser uma pessoa respeitável.
Comece hoje o execício de ensinar seu filho a se amar não importa a idade que ele tenha, e nem a idade que você tem pode ainda aprender a se valorizar.

domingo, 21 de setembro de 2014

COMO SER DONO DA SUA HISTÓRIA

Ao se estabelecer como sujeito da história passa a ser autor e senhor de sua vontade,    e para que seja Senhor do seu domínio precisa aprender a enxergar para se transformar.
Pare. Veja. Quem te controla?
O que você te controla, quais são os seus pensamentos?
Pense nas atividades que você faz durante o dia, nos lugares que frequenta, nas pessoas com quem você se relaciona… Você está escrevendo a sua própria história e participando da história de outras pessoas!
Quem te controla desde que coloca o pé no chão? tem consciência de onde tem pisado?
Descreva a sua realidade?
Como se sente dentro dela? como se comporta de forma passiva ativa?
 Paulo Freire aponta para a comunicação, como princípio que transforma o homem em sujeito de sua própria história .Quanto tempo passa com você mesmo se auto descobrindo?
O que  gosta em você mesmo?
...o diálogo "se impõe como caminho pelo qual os homens ganham significação enquanto homens" (Freire, 1983, p.93). 
Qual o seu significado?
Precisa agora a aprender a se construir para ser dono de  sua própria história.
COMO TER PAZ  EM UM CASAMENTO

Pensamos que para relacionar bem com qualquer pessoa é necessário amor próprio.
Olhe agora, avalie o quanto você se ama?
O que faz para mostrar o amor por você mesma?
Esse aspecto do amor é encontrado no seu relacionamento diário com Cristo.
Como esta a sua comunhão, relacionamento com Deus?
Um outro aspecto importante é  ganhar o seu sustento e no que você  tem prazer em fazer.
O seu trabalho traz felicidade? e Prosperidade?
Ser saudável emocionalmente, fisicamente conta grandes pontos em um relacionamento .
Imagine, se você respondeu, eu me amo, tenho um excelente relacionamento com Jesus, trabalho e ganho muito dinheiro no que eu gosto,  busco todos os dias ser uma pessoa saudável , então não tem grandes problemas no relacionamento. Caso não faça nada  disso , pode ser uma pessoa de difícil convivência e pode começar a mudar hoje,  Trabalhe a auto estima, trabalhe sua área espiritual, organize em sua mente o que quer fazer, como gostaria de ganhar muito dinheiro para ter uma vida digna tranquila, fazer o que gosta, comece a fazer exercícios físicos diários, alimentação natural, trabalhar os pensamentos negativos.
Defina que papel deve assumir em cada relação, delimite bem esse território.