sexta-feira, 10 de agosto de 2012

s

PAIS ENSINANDO SEUS FILHOS
A taxa de reprovação dos alunos no ensino médio no Brasil bateu recorde no ano passado atingindo a média de 13,1%.
É o maior índice já registrado desde 1999 segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Se você não costuma acompanhar tão de perto a vida escolar de seu filho,esse pode ser o alerta que estava faltando para começar a faze-lo.
Veja estas dicas práticas e eficientes de como ajudar o seu filho a estudar:
1-Explique que o aprendizado tem sentido e significado para além da prova,pois o conhecimento adquirido na escola servirá para os desafios pessoais e profissionais da vida.
2-Procure fazer com que o seu filho estude um pouco a cada dia,desde o começo do ano,de forma organizada e sempre sabendo que pode contar com você para ajudá-lo a tirar dúvidas;
3-Sugira que ao chegar da escola,seu filho faça um resumo do que entendeu da matéria dada.Isso faz com que ele mesmo perceba quais pontos não etão claros o bastante;Alem disso,bons resumos são ótimos para estudar a matéria antes da prova;
4-Nada de jogar na cara que ele foi mal na prova,que é péssimo aluno.E muito menos culpar a si próprio por uma nota baixa no boletim.Em vez disso procure estimula-lo a fazer um trabalho melhor n próxima tarefa,mostrando que ele possui potencial para isso.
Você pode por exemplo destacar que ele conseguiu entender  lógica do calculo solicitado e errou apenas uma conta básica.
5-Se mesmo em uma rotina própria  para estudos,além do seu acompanhamento e atenção,seu filho ainda não mostrar resultados ruins, na escola vale avaliar se outras coisas não estão interferindo no desempenho dele,como problemas familiares,bullying,ou até mesmo questão de saúde-dificuldades de enxergar ou ouvir por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário