sexta-feira, 12 de agosto de 2016

O CAMINHO PARA O AUTOCONHECIMENTO.

Ta bom!!! vou tentar esse caminho por que não sei mais o que fazer.
Estou predisposto e agora?
Precisamos entender que muitas pessoas, acham difícil essa jornada de conhecer a si mesma, preferem tentar conhecer as outras pessoas.
Como fazer o caminho de conhecer o outro se não sabe o que pensamos, sentimos, queremos de nós mesmos?
A vida inteira passou acreditando, que o que aprendemos desde a gestação, passando pela infância é tudo o que somos.
Mas na verdade é aprendizado passado pelos nossos pais, do que eles aprenderam com outras pessoas e que entenderam como certo e muitas vezes inquestionável, e passaram para nós para que ensinássemos a nossos filhos que passariam aos seus filhos e assim por diante.
Mas no meio dessa passagem, surgiu o autoconhecimento, que dá uma pausa no meio do ensinamento e pergunta: será que é assim mesmo? O que eu acho desse ensinamento? De onde veio essa ideia? Qual a minha ideia sobre isso?
E muitos ficam de cabelo em pé e irados, quando alguém resolve questionar algo tão antigo. Passamos toda vida agindo como se esses ensinamentos fosse nós , fosse o nosso jeito, que as perguntas serão? E o que eu acho? Dá um nó em todo nosso sistema mental.
Então para desatar o nó precisa continuar a perguntando, precisa que você vire um questionador de você mesmo.
Agora você começa a o processo constante de auto- reflexão (parar e olhar para dentro), profundamente na busca do eu verdadeiro, da essência do ser.
Agora eu vou me ouvir. Silêncio!!! vou ficar comigo mesmo e me escutar para dar sentido a minha, minha vida. Dar o meu sentido para a vida que é minha.
Descobrir o que sinto o que fazer com o que sinto. Se surgir medo, também é meu e é bom, me diz olha, com mais carinho. Tenho dúvida sobre isso, não estou seguro. Aprofunde mais, para que eu fique mais seguro. A segurança, a consciência, o conhecimento profundo elimina o medo.
Então caminhar para o se conhecer, é um exercício diário que implica: conversar sempre com você mesmo, e chegar a conclusões suas, identificar quais são os seus sentimentos o tempo todo, não reprimi-los e saber conhecer os negativos e resolve-los. Saber identificar quando quero reconhecimento praticando o agradar de mais o querer aprovação por tudo, responder de onde vem essa necessidade?
Humm! Aprender a dizer, não quero, não vou, não sinto. NÃO, ou ... pelo menos identificar queria dizer não, mas ainda não consegui tudo bem. Olha diga menos não para você mesmo, quando refere ao bem, ao bom. Você é merecedor.
Ser flexível e acreditar de fato que pode mudar em você o que quiser você tem esse poder.
E aí acontece algo maravilhoso, sai do papel de vitima do mundo, do rosário de lamentações diárias e passa para o papel de responsável pela própria felicidade. Libertador!
Passamos para o papel de ensinar os pequenos aprendizados que aprendemos, com humildade sabendo que ainda não sabemos quase nada.
E... Diariamente continuamos a questionar nossas crenças que foram ensinadas como verdades absolutas que nos aprisionaram. Agora temos a chave. O autoconhecimento.
Nesse instante aparece os meus desejos, sonhos e começo a traçar planos para conseguir o que quero para mim. Para mim! Começo a intuir!
Começo a ver quando uso máscaras e se é necessário, e enxergo melhor os mascarados ao meu redor.
Você aprende que não precisamos da culpa, porque aprendemos que somos responsáveis pelo que fazemos.
 Esse negócio de autoconhecimento  serve para a  vida se tornar mais  leve,  para obter  paz e ficar muitooo saudável !!!
Vamos trilhar esse caminho?
Sentiu dificuldade, quero te ajudar.
Célia Psicóloga

Whatsaap 62- 92255752

Nenhum comentário:

Postar um comentário