domingo, 9 de junho de 2013

COMO SE FORMA UMA PESSOA SUBMISSA

SUBMISSÃO, Significa estar disposto a fazer a vontade de outra pessoa, mesmo que esta vontade vá contra os próprios  interesses, desejos.
Por outro lado, quem aceita a submissão,pode estar sendo humilhado,pode ser um derrotado, que já perdeu a vontade de viver ou até mesmo uma pessoa que acomoda  e vive em uma posição inferior.
Alguns casamentos acabam por isso.Um dos parceiros não se posiciona,se torna submisso e quando acha que está na hora de gritar independência a relação acaba.Portanto na vida real ser submisso é não ter opinião própia ou ainda ter, mais não se posicionar frente a ela.Ter medo das consequências em cima da sua postura.(Saul Brandalise).
Uma criança que é repetidamente, criticada envergonhada ou rejeitada, desenvolve um esquema interpessoal,no qual os outros são vistos,como poderosos, hostis e dominantes e em que estas se sentem vulnerável aos ataques e rejeições e remetida ao papel social de subordinação(Gilbert- 2006).
Deste modo ,são as experiências precoces com as figuras significativas que formam as bases para a construção de crenças em ralação ao eu (Matos & Pinto-Gouveia, 2009). A exposição precoce a 
ameaças e experiências aversivas, que envolvam hostilidade e medo na infância, 
está associada a vulnerabilidades na saúde mental que podem ser traduzidas em 
sentimentos e cognições de auto-avaliação negativa (auto-criticismo) e problemas 
psicológicos e emocionais na adultez (Gilbert et al., 2003, 2006).
O ensinamento e exemplo de Jesus: Ao ensinar os Seus discípulos a, dar uns aos outros, a consideração que gostariam de ter para si mesmos (Mateus 22:39), Jesus nos deu um princípio que está no âmago de um casamento saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário