quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O QUE A RAIVA FAZ NO SEU ORGANISMO


"A raiva é uma emoção que faz parte de nossas vidas e senti-la quando somos provocados ou agredidos é normal e difícil de controlar. É uma reação de sobrevivência da espécie. Neste caso, se a raiva salvar sua vida, será positiva", diz a psicóloga Marilice Rubbo Carvalho, especialista em comportamento cognitivo pela USP (Universidade de São Paulo).
Mas, pare um pouco, pense você esta sentindo raiva com frequência?
Se a resposta for positiva, liste quais os motivos de sua raiva.
Se você não tirar esse excesso de lixo de dentro de você, ela vai causar cansaço físico, falta de memória, problemas gastrointestinais.
Sabe por quê? Ela provoca uma descarga de adrenalina, muitoooo grande no organismo e leva a alterações fisiológicas como o aumento da pressão, dos batimentos cardíacos, tonturas vertigens, tremores, sudoreses, inquietação, insônia. O corpo prepara para o ataque e pode ter um ataque.
A raiva pode levar a obesidade, por que com raiva a pessoa começa a comer compulsivamente.
E os prejuízos das relações que a raiva provoca? Ninguém gosta de ficar perto de pessoas raivosas.
A raiva destrói a saúde, o casamento a família, as amizades, a relação com Deus.
Os raivosos tem em comum a inflexibilidade, perfeccionismo, exigências, impaciência, a pessoa não consegue ser frustrada, é insegura.
Agora imagine esse ser abençoado de Deus estressado? Parece uma bomba relógio.
Olha! expressar a raiva de forma violenta, seja verbal ou física não é normal. Verifique se por trás de tanta raiva não tem um transtorno de personalidade.
Essas explosões podem indicar algum problema psiquiátrico, como transtorno bipolar, caracterizado por oscilações de humor que podem levar a ataques de fúria e raiva, ou transtorno de personalidade bordelense, cujas características de comportamento são explosão, agressividade, intolerância e irritação. "Sempre se recomenda uma avaliação com especialista para um diagnóstico e tratamento adequado", frisa a especialista da USP.
Pense. Uma terapia pode ajudar muito a resolver as causas de tanta raiva.

Precisa de ajuda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário