sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

DIFICULDADE PARA  NAMORAR

Algumas pessoas tem dificuldade em procurar alguém, em começar a conversar, estreitar laços com outra pessoa .
Outras até  tem facilidade para procurar e começar, mas quando  os vínculos vão ficando mais fortes e que dão sinal de um possível namoro aí as dificuldades aparecem.
Outras até conseguem as duas opções anteriores mais na hora de manter o vinculo, a mente quer mudar de ideia a pessoa já não parece tão interessante.
Será o que tem de comum as três situações?
O psiquismo se sente ameaçado ao pensar em fazer um vínculo amoroso. Como assim? você deve estar perguntando.
Do ponto de vista da Psicanálise, o psiquismo se constitui a partir da história libidinal de cada um, das marcas de prazer-desprazer realizadas a partir das relações primordiais do bebê com o outro humano. Estas marcas estabelecem, paulatinamente, uma organização psíquica, um modo de operar com as exigências do próprio corpo e do mundo.
Na dificuldade em procurar alguém, não existe uma autorização interna para procurar alguém para namorar, isto é devido a uma situação vexatória o controle  interno é tão grande que não permite o sujeito mover nesse sentido. Nas outras situações começa mais tranquilo mais acaba chegando a mesma situação a falta de autorização interna.
Então entendemos que os primeiros  vínculos foram de certa forma sentidos inadequados, ameaçadores.
O que pode ser feito?
Estabelecer  uma comunicação eficiente do inconsciente com o consciente, para remover a dor,o sofrimento, precisa compreender por que as coisas não aconteceram de maneira certa e aí a pergunta vai obter a resposta ea compreensão  correta.
Por que meus amigos(as) consegue namorar e eu não? 
Essa dificuldade em namorar gera uma auto-estima baixa, uma inadequação frente aos outros, se sente muitas vezes pouco atraente, feia, chata, burra.
Olha e coloca a culpa nas pessoas elas que não se interessam por mim, e na verdade é você que tem dificuldade em fazer vínculos para uma relação amorosa.
O seu inconsciente, junto  com a memória formam defesas contra  o vínculo   remetendo a vínculos, ruins, insuficientes ,inadequados.
O inconsciente pode fazer os seguintes jogos.
Fulano(a) , que se interessa por mim, não é interessante, parece bobo(a) ou fulano vai me enganar , não vai me levar a sério, ou vou apaixonar por alguém que more em outro país,pois assim não ameça a realidade ou ainda não consegue demonstrar nada de afeto( diz não  houve o aprendizado).
O difícil  que a pessoa não se dá conta dessas manobras inconscientes, e acaba se sabotando e sofrendo sem ter ideia do por quê.
Então, trata-se de estruturas inconscientes que requerem o apoio de um terapeuta, pois dificilmente a pessoa, por si só, conseguirá desmascara-las e aprender a lidar com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário