sexta-feira, 11 de julho de 2014

QUANDO A VITÓRIA PARECE DERROTA

Pare um pouco e pense em que momento você está que parece desconfortável?
Penso que muitas situações parecem horríveis , difícil de lidar, muitos lamentam por estar nessa confusão, só conseguem ver coisas ruins.
Vamos imaginar uma situação  em que a pessoa perdeu o trabalho, fica lamentando , querendo entender o que aconteceu, questiona o que fez de errado, e toda energia fica concentrada em achar um motivo, que justifique que aponte para um erro seu.
A pessoa geralmente precisa se punir, achar algo que piore ainda mais a situação.
Outra situação um termino de  uma relação  amorosa, a pessoa fica se  punindo, na procura de onde eu errei, o que deveria ter feito que não fiz,  e se tivesse agido assim ou assim.
Situações em que houve um rompimento de amizade,  ou  ver o Brasil perder o jogo para Alemanha etc.
Vamos parar e tentar ver as situações por outro angulo, precisamos aprender ver as coisas de um ângulo mais fácil, menos sofrido, menos desgastante.
Partimos do principio que tudo parte de um pensamento,interpretações pessoais, maneiras próprias de reagir ao mundo.Veja se você desde infância age com fragilidade diante de qualquer obstáculo, provavelmente vai colocar mais fogo na fogueira, vai piorar muito mais a situação, vai se desgastar e se auto punir ao máximo e na maioria das vezes entra em crise depressiva.
Se você desde a infância aprendeu a ser forte diante dos obstáculos  é provável que também em um primeiro momento vai paralisar questionar, mais vai de maneira mais rápida se acolher  mostrar compreensão, aceitação diante dos fatos, vai usar a sua inteligência intelectual emocional, para não se machucar tanto e para achar saídas positivas .
Então a  primeira situação será vista da seguinte forma:
Bem perdi esse emprego , talvez tenha errado em algo, e vou usar isso para crescer, e conseguir um trabalho  com um salario , um ambiente melhor.O pensamento primeiro dessa situação não é auto punitivo, mais de regeneração de organização para uma nova etapa, é uma forma de sair da situação desconfortável.
Na situação de termino de namoro. O pensamento primeiro é fazer uma analise da pessoa que se foi. Essa pessoa me deixou por que? talvez seja o medo de amar de se envolver de forma mais profunda, por  causa de situações traumáticas vividas no passado, então não é problema meu e não causei isso, ao pensar dessa forma  a mente começa a ficar mais leve, e abre espaço para  uma melhor auto proteção, auto crescimento.
Então o segundo pensamento é como essa pessoa agiu nessa situação, mostra maturidade, segurança , respeito com a minha pessoa?
Se a resposta for não, ele se comportou como uma pessoa infantil, imatura, insegura sem o minimo respeito e afeto com a minha pessoa , então tenho o segundo motivo para não sofrer porque de não fui cuidada, eu tenho que assumir esse cuidado e afastar da pessoa que me causa sofrimento entendendo que se até aquele momento agiu assim não vai mudar da noite para o dia.
O terceiro pensamento mostra que a situação que parecia uma derrota é um livramento de um futuro desastroso, porque ficar em um trabalho ruim, trava a possibilidade de fazer fortuna em um muito melhor. Ficar com uma pessoa insegura, imatura sem respeito consigo mesmo e com os outros, é trazer um grande sofrimento para si mesmo, em todos os sentidos ,vai ficar sempre sofrendo as vezes a vida inteira e não vai conseguir nenhum objetivo, não terá uma vida promissora e sim doenças mentais e físicas , tristeza para família, se tiver filhos estes só viveram sofrimentos e assim vai,  sendo infeliz e o outro também, da mesma forma se insistir em amizades com o mesmo perfil inseguro.
Quanto ver o Brasil perder, é abrir os nossos olhos para a situação de que as coisas não estão bem em nosso país, a forma de  investir em tudo mudou, não se visa mais o prazer de fazer bem feito ,não se dedica tempo para isso, tudo é super fulo e feito nas coxas . Queremos colher sem plantar.
Então situações que parecem derrotas são na verdade momentos de auto reflexão, trampolins para vitórias. Se esses momentos não aparecerem em nossas vidas provavelmente seriamos pessoas mediocres, sem realizações.
Agradeça os momentos difíceis, aprenda ser uma pessoa melhor com eles, aprenda a ser prospero utilizando as pseudos derrotas. Elas são vitórias disfarçadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário