sábado, 14 de março de 2015

DISPUTA DE PODER DENTRO DO CASAMENTO

A questão da disputa dentro dos relacionamentos tornou-se bem comum, e começa muito cedo, pode observar bebês brincando e vai notar esse senso de supremacia, esse senso vem de quem vencer terá mais privilégios.
Veja como fica a cena:
O Vencedor tem privilégios é superior, é o melhor, o maior o mais. O perdedor sai no prejuízo é o inferior o menor o menos.
Então veja como fica a relação dos envolvidos:
Vencedor X Perdedor, dominação submissão, superioridade x inferioridade.
Quem ocupa a posição de vencedor, dominador, superior sempre esta correndo o risco de perder essa posição.
Nesse jogo parte do viver a vida fica de lado, por que ambos ficam sempre na posição de que movimento vai fazer para não continuar na posição de submisso, e como vou permanecer na posição de vencedor.
Se um dos envolvidos nessa relação vem de um ambiente, infância de fragilidade, provavelmente sempre vai ficar na posição de submissão, perdedor, inferioridade, vitimização, depressão.
Essa pessoa desiste de assumir o poder, de lidar com o poder pessoal que tem, permanece na vida sem viver plenamente, sem ser responsável pelo seu destino.
O destino dessa pessoa que faz essa escolha é colocado de forma imaginária no governo, nos pais, no parceiro, na inveja, na formiga, no papagaio etc.
Quando deixa de responsabilizar pela SUA vida, deixa a vida leva-la, `` não posso fazer nada`` isso é assim mesmo`` ´´ isso só acontece comigo`` etc.
Morto vivo.
Só vai sair dessa posição com um tratamento psicológico excelente.
UMA GRANDE SAÍDA. A vida nos convida a aprender a negociar o poder.
Essa é uma solução humanizada, por que todos os envolvidos tem poder equivalente, as soluções abrangem soluções comuns acima dos individuais.
No casamento somos chamados a lidar com o individual, que implica na sua liberdade e, atender as necessidades e interesses comuns aos dois, que envolve o compromisso entre ambos, o que tem como objetivo o bem comum.



Nenhum comentário:

Postar um comentário