quarta-feira, 24 de agosto de 2011

COMUNICAÇÃO A CHAVE PARA UMA BOA RELAÇÃO



HOJE ATENDENDO UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E DEFICT DE ATENÇÃO ELA COLOCAVA A SEGUINTE QUESTÃO.
“NA MAIORIA DAS VEZES EU ENTENDO AS PALAVRAS AS FRASES, O QUE NÀO CONSIGO É COMPRENDER A MENSSAGEM POR CAUSA DO DEFICIT DE ATENÇÃO” (O DEFICT DE ATENÇÃO (DDA). Ocorre como resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que têm DDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui, ao invés de aumentar (como nos sujeitos do grupo de controle de cérebros normais). Assim sendo, pessoas que sofrem de DDA mostram muitos dos sintomas, como fraca supervisão interna, pequeno âmbito de atenção, distração, desorganização, hiperatividade (apesar de que só metade das pessoas com DDA sejam himperativas), problemas de controle de impulso, dificuldade de aprender com erros passados, falta de previsão e adiamento.).
Fiquei pensando nas relações disfuncionais. Muitas vezes deixamos de compreender o outro, causamos uma discussão por falta de parar para entender qual a mensagem que o outro quer passar.Quando falo de compreender estou dizendo que este ato envolve respeito pela fala do outro, pelo tempo que o outro parou para falar comigo,pelo sentimento que parte dos envolvidos no dizer .
Existem tantas pessoas falando eu te amo, mas nunca parou para ouvir, com o coração as mensagens diárias do ser amado. Isto é amor?
Pare um pouco e pense. Você está passando que mensagem para seu namorado, esposo, filho etc.? Por que parece que não compreenderam?
Que mensagem estão passando para você e você não está entendo? Por que não entende? Será que está mergulhado de forma egoísta em seu próprio mundo?
Pare, a partir de agora e entenda a mensagem que o outro está passando,quando alguém o fala revela algo interno e deve ser recebido como o maior presente,a maior jóia. Afinal a palavra é cura, resolução, solução. Respeite.Ouça.Cale. Medite no que o outro quer dizer de verdade.
Tire um tempo diário de pelo menos 30m para com-ver-sar com quem você ama ou amou.
Salve vidas. Ouça.
Muito de nós ditos “normais” agimos como se tivéssemos Déficit de atenção, e de audição. E devido a este comportamento estamos perdendo famílias inteiras e adoecendo o mundo.
Seja diferente,crie grupos de ouvintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário