sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DINHEIRO X CASAMENTO


Esta semana na reunião de casais, uma pessoa levantou este assunto, fundamental para uma boa relação ou para destruição de relações.
Quero acreditar que se você vai casar, já conhece um pouco de finanças e já verificou se o seu parceiro (a) combina no aspecto financeiro (é econômico ou gasta muito?) e você sabe trabalhar bem com o SEU dinheiro?Se você é casado creio que já conversou antes do casamento sobre orçamento doméstico.
Primeiro passo para criar um bom orçamento doméstico:
(A) Compre um livro de entradas e saídas de receitas;
(b) Anote todas as receitas (salários líquidos e todas outras fontes de renda);
(c) Anote todas as despesas (até as despezinhas bem pequenas)
Uma maneira fácil de notar estas depezinhas é propor um valor semanal para estes gastos, ex. cinqüenta reais (anote este valor);
Acreditamos que para a relação de casamento ser boa e durável é preciso ter harmonia financeira, é preciso respeito e conversa diária.
Lembrem-se pessoas lidam de maneira diferente com o dinheiro. Responda como você lida com o dinheiro e o seu parceiro ou parceira? Há conflito nesta maneira de lidar? Ou vocês combinam? Se há conflito qual uma forma boa para os dois?
Dá para jogar aberto nesta área? Se não por quê?
Quais são as limitações de gastos individuais? Quais são os planejamentos individuais que exigem recursos financeiros? Quais são os planejamentos que exigem recursos financeiros do casal?
Vamos pensar: É muito importante poupar, mas dinheiro também foi feito para gastar, às vezes para ganhar passamos boa parte longe de quem amamos, por isso é necessário que o dinheiro dê também muito prazer. Gaste com consciência com inteligência.
Creia o lazer é fundamental nas relações. Sem este acredito que não há vida dentro de uma relação de casamento.
Procure uma vez na semana saírem juntos, uma vez a cada 15 dias dormir fora por uma noite, uma vez ao mês tirar um final de semana em lugar com muita água, arvores, etc.
E você já pensou no futuro? Pensa em ter planos de previdência? Ou seguro de vida? É a favor de manter reservas financeiras para uma emergência?
Você já parou para pensar que a renda de uma pessoa reflete várias coisas?
Será que poupar faz diferença na vida futura?
Hoje é o dia de ter uma boa conversa com você mesmo e conhecer de verdade como você se comporta financeiramente. Depois chame quem você partilha sua vida financeira e faça um planejamento juntos. Se tiver filhos chame a família apresente este planejamento e aceite novas sugestões.
Estou orando por você este final de semana. A tranqüilidade nesta área é fundamental para uma vida saudável em todos os aspectos.
Feliz Sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário