sábado, 28 de abril de 2012


PÓS- CASAMENTO
O casamento acabou e agora?
O primeiro passo deve acontecer antes mesmo da saída de casa, quando há uma percepção de que realmente não vai dar certo, que por mais que tentou já não funciona.
Então com esta consciência anterior, há uma preparação psicológica para o que vai acontecer.
Esta preparação se torna necessária para que não tenha um choque com a realidade, e venha a sofrer da depressão pós-casamento. Quando se depara com todas as responsabilidades de estar só (lembrando que novamente, você já viveu assim antes e não morreu).
A realidade pode trazer, desamparo, e angustia ansiedade, depressão (que se não for tratada pode virar uma doença crônica, e um grande entrave para vida futura).
Agora você precisa estar preparada(o) para pagar as suas contas, decidir como vai ser a convivência com o (a) ex e etc.
Entenda que pode ser frustrante este primeiro momento de separação. Percebe-se que sempre um dos membros do casal, têm uma dependência e espera que o outro continue tranquilamente a satisfazer suas necessidades.Não é bem assim, agora o outro está livre para construir a sua vida e você também, cada um precisa assumir sozinho(a) todas as suas responsabilidades.
Quando receber um não, entenda como uma pessoa madura adulta, e por conta deste fato não traga mais um problema para sua vida que é a raiva do outro negar um pedido, da frustração de não ser mais atendida com antes.
Se por acaso existir algo que precisa ser feito por ambos, combine calmamente como vai ser e que seja só o combinado, sem acréscimos.
Precisa estar preparada, para lidar com as mudanças (lembrando que você já passou por situação parecida quando solteiro (a)). O que mudou é que passou um período com uma pessoa e que adquiriu hábitos novos e que agora precisa se desfazer deles). Como desfazer sempre é difícil e sofrido você vai ter que passar por um período de ajustes.
Estar só novamente é um momento que pode ser difícil, importante recorrer aos amigos ou fazer novas conquistas. Lembrando que agora não é hora de namorar, não deve colocar ninguém em uma casa que ainda está sendo arrumada.
Todos os assuntos do dia-a dia, é por sua conta. Faça uma agenda e vamos lá. Inclua nesta agenda diariamente, exercícios físicos( para que o organismo produza substancias tranqüilizadoras), calmantes e alimentação naturais,boas noites de sono etc.
Faça bons planejamentos para sua vida. Perceba que fatores externos e internos que podem atrapalhar sua vida e elimine-os.
Entenda que pessoas com auto-estima baixa, dependentes, carentes, imaturas, egoístas podem ter mais dificuldades em uma separação e precisam de ajuda psicológica.
Pessoas assim tendem a brigar e cobrar mais do ex, trazendo mais desgastes e transtornos, neste momento que já é difícil.
È preciso saber renunciar, saber e ficar no seu novo papel, aprender a conviver com você e com o outro de forma saudável.
Penso que deve ser difícil aceitar o luto a morte psicológica de uma identidade de casada (o). O sonho de ter alguém para vida inteira, sair às vezes de sua casa, deixar de ser esposo (a), às vezes voltar para casa dos pais (situação que precisa ser evitada). assumir tarefas que as vezes não estava habituada a assumir, mas neste momento entenda que não está só.Deus diz que neste mundo existe os `vales da sombra da morte`mas que ele está nos carregando até o outro lado, se você colaborar vai passar rápido este momento e logo estará vivenciando outro momento maravilhoso em sua vida.
Feliz sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário