terça-feira, 1 de maio de 2012

COMO CONTROLAR A IRA
O que é a raiva?
É um sentimento composto de:
A - Um pensamento brusco avaliativo - Do tipo se a esposa não co responde ao que você queria (A mente entende como uma provocação), o pensamento negativo avaliativo é: “Ela nunca faz o que eu quero não me ama”. Pare e pense na insanidade deste pensamento, por que uma pessoa não atende o meu pedido na hora que eu quero da forma que quero, começo a dar “trela”para uma enxurrada de pensamentos negativos e mentirosos, que vão a cada momento me deixando mais nervoso(a).Pare e pense, vale a pena?
B_ Com esta enxurrada de pensamentos avaliativos negativos, o corpo reage e as mudanças físicas acontecem (o coração começa a bater rápido, os músculos ficam tensos, a respiração fica ofegante e ocorre uma sensação de sufoco). O objeto que está recebendo  esta raiva continua aumentando os pensamentos avaliativos negativos( e aí o circo da briga está armado).
c-O cérebro percebe de imediato estas reações aumenta a raiva e desencadeia o comportamento de raiva. Que vai crescendo  é provável que façamos algo que vamos nos arrepender depois (você pode direcionar à raiva para dentro ou para fora, nos dois atos o desgaste é o mesmo).
Neste momento, os hormônios se desequilibram e a pressão arterial aumenta, há um aumento dos batimentos cardíacos. A corrente sanguínea é inundada por adrenalina,que provoca a contração dos vasos sanguíneos que pode levar a hipertensão ou a um infarto.
A raiva libera de duas a cinco vezes mais cortisol, o hormônio do stress, altamente tóxico no corpo. Essa substância pode desencadear problemas de saúde como ataque cardíaco, câncer,derrame, diabete e depressão( existe pessoas tão raivosas e doentes que parecem ter todas estas doenças, isto é já estão com o pé na cova, porque pessoas que se irritam com facilidade tem cinco vezes mais chances de morrer antes dos 50 anos)
Entenda, sentir raiva é normal todos nós passamos por estes momentos, este sentimento sempre aparece quando nos sentimos frustrados ou impotentes.
A raiva se torna um problema em nossa vida quando se torna rotina.
Para se proteger precisa:
A - Recuperar a razão (ore rapidamente e peça a Deus calma, respire fundo conte oito segundos solte devagar, recupere o controle. Retire da sua mente os pensamentos avaliativos negativos.Pense estou perdendo a minha saúde,se eu permitir que este sentimento continue,
b - Conte até 10, se não melhorou conte até 100 e assim vai até recuperar o equilíbrio.
C-Não fale enquanto estiver nervoso, se falar vai usar palavras muito duras, que se arrependerá depois, e também vai provocar aquelas reações físicas citadas anteriormente que detona a sua saúde.
d - Saia,ande, corra. Você vai sentir-se mais aliviado por que o corpo produz através do movimento calmantes.
E - Pare de movimentar e medite, a meditação vai trazer saídas, e estas vão desinchar o balão da raiva. Medite, respire,Ore,acalme-se.
f - Tome um copo de água - limpe este espaço da raiva.
g-Tome um banho relaxante. Respire tranquilamente, ore, agradeça a Deus  por tudo,pelo controle, vida...).
Escute músicas calmas. Relaxe, louve,agradeça. Engrandeça-se por ter sido capaz de se controlar.
I - Converse com um amigo sobre o acontecido, ouça, sinta outro ponto de vista.
J-Agora sim, ainda em oração volte e escute o que o outro têm a dizer.
Cuide de você, não mantenha a ira.
Feliz Feriado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário