domingo, 2 de setembro de 2012

A deficiência em números
O grupo de brasileiros com deficiência se divide da seguinte forma:
57,16%* têm alguma dificuldade para enxergar
22,7% têm alguma dificuldade para caminhar
19% têm alguma dificuldade para ouvir
11,5% têm algum tipo de deficiência mental
5,32% não têm algum membro ou parte dele
2,3% são incapazes de caminhar
0,68% tem grande dificuldade em enxergar, ouvir, caminhar ou é incapaz de ouvir
0,6% é incapaz de enxergar
0,44% é tetraplégico, paraplégico ou hemiplégico
Fonte: 'Retratos da Deficiência no Brasil', levantamento feito pelo Centro de Políticas Sociais da FGV-RJ, com base nos dados do Censo/IBGE *Muitos entrevistados declararam ter mais de uma dificuldade e, por isso, o total é superior a 100%
SEXUALIDADE E DEFICIÊNCI
 

 Enamoramento é uma fase do relacionamento entre duas pessoas que precede os sentimentos de amor e paixão, não é um fenômeno corriqueiro, uma sublimação da sexualidade ou um capricho da imaginação, porém tambem não é um fenomeno raro, é um caso especial de movimento coletivo onde apenas duas pessoas estão envolvidas.

            A pessoa deficiente física é plenamente capaz de amar, ocorre porém, que muitas vezes tem medo de ser rejeitada, foge do envolvimento, dando-se desculpas interminaveis, quando consegue romper suas barreiras internas, se apaixonando pela vida, se amando, mesmo continuando a ser deficiente, é capaz de vivênciar a magia do enamoramento. 
Na visão moderna o enamoramento é o estado nascente de um movimento coletivo a dois. Este movimento separa o que estava unido e une o que estava separado, originando um terceiro elemento, um nós, que é formado pelo casal.
O casal constituido por um deficiente físico e uma pessoa normal, mobiliza a curiosidade coletiva: Sera que ele gosta realmente  dela?, Como eles fazem amor?, Ela é a enfermeira ou a irmã ou a babá dele?, mas olhem eles estão de mãos dadas, estão se beijando, Sera possivel realmente amar uma pessoa deficiente física ?Respondemos a todos com um vemente, “Sim, tudo é possivel ao casal quando existe paixão”.   
O casal apaixonado mergulha no estado nascente, ficando pleno de alegria e contentamento, entrando na dimensão do impossivel, sentindo-se perfeitos, mesmo que o mundo teime em classifica-los segundo suas dimensões restritas, sentem aquele otimismo saudavel, aquela certeza, aquela fé em Deus e no lado bom do ser humano, sentem-se puros, mesmo que não mais andando, mesmo que já longe da mocidade, mesmo com dores físicas, a alma vibra salta , pula, anda, voa livre, apaixonada.
            O enamoramento se asemelha a uma revolução, pode ser comparado aos grandes movimentos coletivos (Momentos do nascer das religiões, dos movimentos sociais, etc.) as mesmas forças e leis atuam de forma violenta e determinada, em ambos os casos as relações entre as pessoas mudam substancialmente, a qualidade da vida e da experiência se transfiguram, levando os individuos à energia e à força, mas tambem à confusão e ao conflito.
            A familia, a instituiçao, a escola, a sociedade, temem a força do casal apaixonado, tentam argumentar, “mas ele é deficiente, você vai sofrer !”, mas o casal luta por seu amor e consegue vencer as barreiras, para isto revolucionam suas vidas, as familias e até a sociedade, é o amor.
            O enamoramento surge para romper com a tradição, arrasta os enamorados a uma aventura heróica, onde podem experimentar um renascimento, uma nova forma de ser, mesmo que diferente, para o resto de suas vidas.
            Em razão da grandeza da experiência vivida, podemos erradamente atribuir às virtudes da pessoa amada a causa de nossa transformaçã, na verdade Deus fala atraves dos olhos do ser amado, ocorre que a experiência inusitada vivida a dois, torna o ser amado excepcional e diferente, apesar de nem a pessoa amada nem nós mesmos sermos diferentes das demais pessoas.
            Companheiros, companheiras, não tenham medo de amar, gozem a vida em sua plenitude, arrisquem lutar pela sua paixão, todos os deuses e herois de todos os tempos, todos os mestres estarão ao seu lado, te ajudarão a conviver com a energia de avassaladora de Eros, e ela lhes vos trará a cura do coração sofrido, a benção de ser amado.

_________________________________________
(*) Psicoterapeuta especialista em Psicologia Hospitalar da Reabilitação pela F.M.U.S.P; em Reabilitação pela Secretaria de Saúde do Estado; em Sexualidade pelo Instituto H.Ellis; Coordenador do serviço de psicologia da I.B.N.L.; Educador Sexual com especialização pela Faculdade de Medicina do ABC; Membro do corpo docente da SBRASH; Membro da diretoria  do C.E.A.P.P.D.

    


ENAMORAMENTO E AMOR E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
*Fabiano Puhlmann Di Girolamo

Nenhum comentário:

Postar um comentário