domingo, 30 de novembro de 2014

ESTRUTURA FAMILIAR

RELATIVIDADE E ESTRUTURA FAMÍLIA Experiência social e historicamente localizada (varia no tempo e no espaço). Até meados do século XX: - família extensa (elevado número de membros) - família nuclear (dois adultos e filhos) ESTRUTURA (tipos de agregados domésticos e dimensão) Sociedade actual, para além das referidas: - família monoparental (um adulto e crianças) - família recomposta (laços conjugais após o divórcio) - família unipessoal (indivíduo a viver só).
Pensando nessa estrutura, localizamos-a dentro de um campo em constante modificação.
Pense na estrutura da sua família.Pense no passado, presente e o que quer para o futuro.
Acompanhe  o estado de modificação de cada um. O que foi muito bom? o que modificaria?
Em relação a família e filhos, é possível dizer que há como:

- Ter filhos sem casar.
- Ter filhos nas mais diversas orientações sexuais possíveis.
- Engravidar tendo um suporte como menor de idade.
- Engravidar sem ter um suporte como menor de idade.
- Esperar o sucesso financeiro e profissional para pensar em família.
- Adotar.
- Deixar os filhos com os avós.
- Deixar os filhos morarem com outras pessoas.
- Deixá-los quase todo o tempo em instituições, enquanto os pais trabalham. Ou não..
- Morar apenas com a mãe.
- Morar apenas com o pai.
- Morar com os pais.
- Ser cuidado por uma babá.
- Ter um relacionamento com relações íntimas entre outras pessoas além do próprio casal.
- Entre outras... LÍvio Rosa.
Onde você se localiza, descreva  como se sente nessa escolha.
Pensando na família como um lugar que se desenvolve psicologicamente, levamos em conta que parte do curso da história  seu e dos seus filhos  foram construindo e estão se construindo  da forma como resolveu construir essa estrutura( lista acima) .
Depois de descrever como como se sente dentro da escolha, veja como percebe que cada um se sente psicologicamente, pergunte(estão feliz, tem problemas... etc)
É necessário ser flexível para proporcionar um desenvolvimento saudável, passar junto com os seus filhos cada fase de forma tranquila.Que fase seus filhos e você esta vivendo? como isso esta acontecendo?
Percebe-se que muitas vezes a família tem influencia na etiologia e manutenção dos problemas pessoais distúrbios e transtornos.Nomeei se você ou seu parceiro e parceira , trouxe algum transtorno para a família o que sabe desse transtorno , como seus filhos vivem esse estado , algum deles tem o mesmo transtorno?
Dentre estes, pode-se citar: abusos de drogas e variáveis familiares ,violência familiar associada à depressão, suicídio e abuso de álcool ,relação familiar associada com saúde mental e delinqüência ,funcionamento familiar e performance escola, Transtorno Bipolar, Ansioso, Estresse, além de outros.
Em uma pesquisa observa-se que:
1-Famílias intactas tenderam a favorecer maior estabilidade e afeto para seus filhos do que famílias reconstituídas ou divididas. 
2-Em relação a estrutura familiar, a separação de pais e suas conseqüências para os filhos, foi citada em pesquisa realizada por Ribeiro (1989), em que esta situação pode representar perda da segurança e instabilidade quanto ao futuro para os filhos, ocasionando sentimentos negativos nos mesmos, além de influenciar no auto-conceito dos adolescentes, no que diz respeito à segurança pessoal, atitudes sociais e auto-controle.
4-Jovens adolescentes provenientes de famílias funcionais tinham um nível de auto-estima significativamente mais alto dos que provenientes de famílias desfuncionais.
Portanto, precisamos olhar mais de perto como está essa estrutura familiar, não fugir desse olhar profundo , enfrentando agora pode evitar grandes problemas futuros.
Essa semana estamos com alguns grupos psicológicos trabalhando esses eventos.
Ainda  temos 2 vagas.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Você quer se encontrar?

As pessoas dormem  diante dos seus próprios dilemas.
É preciso  despertar, despertar a si mesmo, estar desperto é o primeiro passo para se encontrar.
Ao levantar todos os dias  e começar  a lida do dia-a-dia, você pensa que acordou, mais na verdade sua mente esta cheia de vários pensamentos e este estado é estar parcialmente dormindo ou totalmente adormecido.
Você  precisa saber quem você é, para que isso aconteça precisa  querer se encontrar,precisa começar o processo de auto conhecimento.
Precisa ter uma inteligência desperta, livre do excesso de pensamento,  do excesso de  lembranças  passadas, precisa ter uma mente clara.
Para você se encontrar precisa:
Despertar, querer,ter uma inteligência desperta, ter uma inteligência que leva você a ficar no presente.
Estar no presente é viver intensamente o aqui o agora, é estar inteiramente desperto e aí surge o DISCERNIMENTO e esse discernimento  traz liberdade e verdade que é o caminho para chegar ao eu verdadeiro.
Reconhecer discernir, é reconhecer o eu falso, criado por toda vivência dos seus antepassados que você carrega.
Então:
Você despertou, quis, adquiriu uma inteligência, despertou, ficou no presente, viveu intensamente o aqui e agora, teve discernimento, adquiriu liberdade e verdade, começou a ver uma pontinha do eu verdadeiro e agora o que fazer do que é falso, do eu falso?
O QUE VOCÊ GUARDA DENTRO DE VOCÊ QUE NÃO É BOM?

O relacionamento  não esta bom com quem você resolve? O que faz?
O trabalho esta dando trabalho como resolve?
As desavenças trouxeram mágoas e aí?
Gostaria que lembrasse algo muito importante.
O nosso organismo não foi feito para guardar coisas ruins, não existe nenhuma gaveta que guarde isso, essas coisas ruins ficam circulando acumulando, adoecendo cada órgão.
O acumular na mente uma hora vai explodir na tentativa de vomitar aliviar esse sofrimento.
O grande mal é que quando explodir pode ser uma doença incurável, ou a pessoa sai atirando para todos os lados causando grandes sofrimentos a todos ao redor inclusive crianças pequenas que não tem nada ver com a história.
Os sentimentos sufocados são frustrações ,por que deixa sua vida nas mãos dos outros.
Primeiro passo para retirar o que faz mal de dentro de você é verificar o que de fato te faz mal e por que. Liste todos os fatos, família, trabalho, ralações etc.
Segundo é o entendimento de que quem deixa criar isso de ruim dentro de você é você mesmo. Então você é o único responsável pela Libertação de todas as coisas ruins de dentro de você. Você escolhe viver ou morrer.
Essa forma de guardar é tão grave que ``
Segundo a psicóloga da Unifesp, a dor emocional se torna física quando a intensidade que damos ao fato que nos magoa chega a interferir na atividade cerebral de modo a dificultar o envio de estímulos nervosos responsáveis pela execução de algumas funções de nosso organismo. "O cérebro deixa de comandar alguma função e o corpo reage sinalizando onde está o problema", explica.
A gente se adapta as novas situações, isso é um processo natural, porém, quando algo nos machuca a ponto de extrapolar nossos limites, a dor emocional bloqueia alguma função física que já é propensa a ter problemas ou intensifica os sintomas de alguma doença já existente", explica Denise.
Para ela, os sintomas emocionais podem acometer três áreas interdependentes das nossas vidas de modo a influenciar umas as outras de acordo com a origem do problema emocional. "Quando a pessoa tem uma doença que tem origem emocional, dificilmente consegue desempenhar com total desenvoltura suas atividades sociais e começa a dar sinais físicos. É um conjunto de fatores que se somam e vão se acumulando. Quando o corpo reage com sintomas de alguma doença é porque a pessoa extrapolou seu limite emocional e o organismo responde tentando eliminar a dor", explica.
Sintomas que podem estar relacionados à dor reprimida:
-Físicos: úlcera, hipertensão, alergias, asma, estresse, e a longo prazo, câncer.
-Psíquicos: irritabilidade, ansiedade, agressividade, nervosismo.
-Sociais: queda de desempenho no trabalho, tendência ao isolamento, apatia, conflitos domésticos, dentre outros.
O que você vai fazer agora com as coisas ruins que estão guardadas dentro de você?
ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR.


terça-feira, 4 de novembro de 2014

Quem é você, depressivo?

O psiquiatra vê você com um desvio, algo fora do padrão de normalidade comparando com o homem saudável.
Existe algo que causa sofrimento que desequilibra que altera o nível de neurotransmissores no cérebro, que independe de você este estado abre possibilidade para o tratamento farmacológico.
Mas pensamos também no fator sociocultural.
Pensamos de onde veio esse sofrimento que levou você à depressão? Pode responder todos os fatores que levou ao estado depressivo? Liste.
Precisamos pensar que sofrimentos aconteceram dentro das relações (pai, mãe, irmãos, marido mulher, amigos, filhos, trabalho...).
Lembrando que o psiquiatra também passa por essa dinâmica e que muitas vezes esquecem que uma intervenção rápida baseada só em receitas de um psicofarmaco pode levar a uma lógica consumista mercadológica. Você precisa ser ouvido, sua história é o caminho para a cura.
Observamos também que não só o psiquiatra passa pela intervenção rápida, mas você também quer algo que funcione rápido, esquecendo que levou vários anos para chegar ao estado depressivo atual e que precisa levantar tudo que aconteceu na sua história para ir eliminando essa energia negativa de cada acontecimento.  O tratamento demanda tempo.
Não existe a pílula mágica, bebeu curou. Você é o sujeito da sua história, você tem o poder em suas mãos para muda-la. O medicamento só oferece certa tranquilidade para você agir. Você precisa agir. Reagir. Construir uma nova forma de viver, sem tanto sofrimento.
Hoje há um excesso de diagnóstico de depressão e de necessidade de medicamentos, e uma identificação com o diagnóstico de depressão (o Dr. falou sou depressivo, sou ansioso, sou, sou ele falou).
É mais cômodo para você aceitar um diagnóstico, do que descobrir o que esta por trás dessa depressão?
É mais fácil colocar sua vida na mão do outro do que tomar conta dela, lutar por ela, é mais fácil se abandonar nos braços de um antidepressivo ansiolítico, na esperança de que um comprimido mude a sua vida.
Essa trama toda faz parte do esquecimento de quem é você, da singularidade (todos podem tomar o mesmo remédio para depressão, encaixa na mesma caixa), você se tornou triste como todos os outros, pelos mesmos motivos?
Por que você quer calar o que te causa sofrimento? Por que se tornar cúmplice de um sofrimento coletivo do qual não se responsabiliza?
Já parou para pensar que você é a causa do seu sofrimento e por isso pode elimina-lo, esta em suas mãos buscar todos os meios e alternativas de cura?
O seu estado depressivo faz parte do discurso que constitui as relações sociais.
Citação de Tavares e Hashimoto (2010) parece ser muito ilustrativa:
“Diante da angústia do desamparo, facilmente as individualidades têm predileção por encontrar um nome que identifique sua fraqueza, e que, de preferência, seja uma dessas ‘patologias da moda’, pois assim é garantia certa de que sua dor e insuficiências podem ser tratadas pelo arsenal medicamentoso disponível. Somado ao alívio imediato e imaginário explícito no pensamento muito comum de que ‘ainda bem que se tem remédio para isso hoje em dia’, tem-se ainda a ‘vantagem’ de se poder evitar o trabalho psicoterápico, pois ‘pega mal’ hoje em dia precisar do outro” (p. 96).



domingo, 2 de novembro de 2014

ETAPAS DO EMAGRECER

Entenda que emagrecer é um processo como qualquer outro objetivo.
É fácil.
Coloque esse objetivo como foco. E para que isso aconteça verifique quais outros focos sua mente tem. Liste aqui que eu ajudo trazer o emagrecer para a superfície.
O emagrecimento que você esta focado exige certa força mental, saudável, para que não aja auto sabotagem.
Etapa 1.
Verifique todos os pensamentos que atrapalha o emagrecer e envie para que eu te ajude a elimina-los.
Etapa 2-
Emagrecimento saudável é mudança de hábitos. Liste agora quais os hábitos que prejudicam o seu processo de emagrecimento.
Etapa 3-Todos os dias precisa verificar quais os pensamentos e hábitos que ainda persistem, vamos trabalhar juntos no monitoramento e eliminação desses empecilhos.
Etapa 4-Defina e siga objetivos;
Vamos seguir a metodologia SMART:
Especifico-o objetivo deve ser especifico uma frase curta para que você possa repeti-la várias vezes ao dia.
Mensurável- calculável em números
Atingível- Tem que estar ao seu alcance.
R-Realista-adequado a nossa capacidade
T Temporizavel-Programado no tempo. Se não houver um tempo limite, temos tendência em adiar sempre o objetivo e isso tira o foco.
Então vamos imaginar 1.80 alturas 100 kg, índice de massa gorda 30.1 = Obesidade 1.
Uma pessoa que não usa o SMART, diz: quero perder peso até o verão.
Uma que usa a Metodologia SMART diz: O meu objetivo é perder 6 kg em 90 dias. Perder 6 kg em 90 dias gera compromisso, responsabilidade assumida ao qual você não pode fugir. E veja sempre durante o dia seu objetivo vai estar na mente: perder 6 kg em 90 dias, por isso não vou comer esse pedaço de bolo, essa balinha, esse arroz branco, essa guloseima, tomar essa cerveja etc.
Etapa 5- Assimile a ideia e lembre-se dela todos os dias.
O nosso cérebro nos trai tem a tendência de esquecer rápido, perder o foco. Precisa ensina-lo a memorizar, repita sempre o seu objetivo, cole-o na sua mente.
Pegue um papel escreva seu objetivo e cole-o nos espelhos, geladeira armários.
Esse ato ajuda o seu cérebro a fixar essa informação do emagrecimento.
Emagreceu o 6 kg vamos para próxima etapa da mesma forma.
Etapa 6- Monitorize a evolução de todos os processos do emagrecimento:
Essa etapa ajuda a não perder a vontade de emagrecer.
Muito importante dar feedbacks a você mesmo, ajuda a fazer os ajustes necessários.
Se elogie por pequenos atos conquistados, a todo o momento. Ex. Consegui não comer aquele doce. Parabéns! Você é forte. Vai conseguir perder todo o peso que precisa.
Faça o Controle de peso de manhã, logo cedo em jejum e sem roupa. Uma vez na semana.
Etapa 6 - Persistência.
Não adiante ter objetivo e não persistência.
Verifique se tem essa dificuldade em outras áreas.
Avise-me, para eliminarmos esse vilão.

ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS.

O EMAGRECIMENTO COMEÇA NA CABEÇA. POR ISSO PRECISA ESTAR EM TERAPIA