domingo, 30 de novembro de 2014

ESTRUTURA FAMILIAR

RELATIVIDADE E ESTRUTURA FAMÍLIA Experiência social e historicamente localizada (varia no tempo e no espaço). Até meados do século XX: - família extensa (elevado número de membros) - família nuclear (dois adultos e filhos) ESTRUTURA (tipos de agregados domésticos e dimensão) Sociedade actual, para além das referidas: - família monoparental (um adulto e crianças) - família recomposta (laços conjugais após o divórcio) - família unipessoal (indivíduo a viver só).
Pensando nessa estrutura, localizamos-a dentro de um campo em constante modificação.
Pense na estrutura da sua família.Pense no passado, presente e o que quer para o futuro.
Acompanhe  o estado de modificação de cada um. O que foi muito bom? o que modificaria?
Em relação a família e filhos, é possível dizer que há como:

- Ter filhos sem casar.
- Ter filhos nas mais diversas orientações sexuais possíveis.
- Engravidar tendo um suporte como menor de idade.
- Engravidar sem ter um suporte como menor de idade.
- Esperar o sucesso financeiro e profissional para pensar em família.
- Adotar.
- Deixar os filhos com os avós.
- Deixar os filhos morarem com outras pessoas.
- Deixá-los quase todo o tempo em instituições, enquanto os pais trabalham. Ou não..
- Morar apenas com a mãe.
- Morar apenas com o pai.
- Morar com os pais.
- Ser cuidado por uma babá.
- Ter um relacionamento com relações íntimas entre outras pessoas além do próprio casal.
- Entre outras... LÍvio Rosa.
Onde você se localiza, descreva  como se sente nessa escolha.
Pensando na família como um lugar que se desenvolve psicologicamente, levamos em conta que parte do curso da história  seu e dos seus filhos  foram construindo e estão se construindo  da forma como resolveu construir essa estrutura( lista acima) .
Depois de descrever como como se sente dentro da escolha, veja como percebe que cada um se sente psicologicamente, pergunte(estão feliz, tem problemas... etc)
É necessário ser flexível para proporcionar um desenvolvimento saudável, passar junto com os seus filhos cada fase de forma tranquila.Que fase seus filhos e você esta vivendo? como isso esta acontecendo?
Percebe-se que muitas vezes a família tem influencia na etiologia e manutenção dos problemas pessoais distúrbios e transtornos.Nomeei se você ou seu parceiro e parceira , trouxe algum transtorno para a família o que sabe desse transtorno , como seus filhos vivem esse estado , algum deles tem o mesmo transtorno?
Dentre estes, pode-se citar: abusos de drogas e variáveis familiares ,violência familiar associada à depressão, suicídio e abuso de álcool ,relação familiar associada com saúde mental e delinqüência ,funcionamento familiar e performance escola, Transtorno Bipolar, Ansioso, Estresse, além de outros.
Em uma pesquisa observa-se que:
1-Famílias intactas tenderam a favorecer maior estabilidade e afeto para seus filhos do que famílias reconstituídas ou divididas. 
2-Em relação a estrutura familiar, a separação de pais e suas conseqüências para os filhos, foi citada em pesquisa realizada por Ribeiro (1989), em que esta situação pode representar perda da segurança e instabilidade quanto ao futuro para os filhos, ocasionando sentimentos negativos nos mesmos, além de influenciar no auto-conceito dos adolescentes, no que diz respeito à segurança pessoal, atitudes sociais e auto-controle.
4-Jovens adolescentes provenientes de famílias funcionais tinham um nível de auto-estima significativamente mais alto dos que provenientes de famílias desfuncionais.
Portanto, precisamos olhar mais de perto como está essa estrutura familiar, não fugir desse olhar profundo , enfrentando agora pode evitar grandes problemas futuros.
Essa semana estamos com alguns grupos psicológicos trabalhando esses eventos.
Ainda  temos 2 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário