domingo, 24 de março de 2013

IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA PARA CASAIS

Aquilo que um homem pensa de si mesmo é o que determina,ou melhor indica o seu destino
Henry David.

Quando você nasceu os seus pais o presentearam com uma cestinha de auto-estima? por  que essa é a chave para saúde mental, para o saber, para a felicidade é com essa chave que você vai saber se é digno de ser amado e se tem valor.
A auto-estima é uma semente que foi plantada pelas pessoas importantes de sua vida e desenvolve com a qualidade destes relacionamentos.
Você quando pequeno não podia ver a si mesmo  ,mas via como as pessoas reagiam com o que fazia e começou a responder de acordo com estas reações.Você era levado a sério? era ouvida(o)? era respeitado(a) era apreciada(o)? Continuou assim por todo o caminho da sua vida?Você foi observando e tirando conclusões, e estas conclusões foram se tornando a suas verdades suas crenças básicas do que você é e do que merece na vida.
Pense as pessoas que criaram  são as mais importantes, se elas trataram você bem você foi entendendo que era  importante,respeitada e assim desenvolveu uma boa auto-estima.
Aprendemos auto-estima, com palavras atitudes,mensagens não faladas e faladas observamos e concluímos.
Pare faça uma reflexão do seu caminhar, esta no caminho certo? precisa mudar suas conclusões suas crenças?
Tem algumas causas de suas auto-estima baixa,anote estes fatores que afetaram sua auto-estima.
Auto-estima baixa vem de: 
Rejeição,amor condicional ou nenhum barulho, ameaças,falta de atenção, ser ignorado,abandono emocional ou físico,maus tratos físicos,comparação,perfeccionismo,procurar sempre o que esta errado,não ser levado a sério, não ser ouvido,repressão ,insultos,ridículos,humilhações,julgamentos,criticas,desencorajamentos,desrespeito,preconceito,ressentimentos,necessidades não atendidas,estresse,ênfase nas exterioridades(aparência,comportamento,desempenho)
Caso tenha vivenciado esses tipos de  tratamento deve ter concluído que não era importante,não sou suficientemente  bom  e isso tudo transformou em sua verdade.
Como não podemos voltar o relógio se conclui que suas crenças estão erradas,precisa começar de onde está agora.
Primeiro passo para auto-estima é o amor é se amar.Deus diz `que te amou antes da fundação do mundo..`Efésios 1:4.Pronto já tem o amor, basta acreditar e repetir a todo momento para você mesmo o quanto é amado. Agora o segundo passo é se respeitar.Identifique quais ações tem feito que demonstram falta de respeito para com você mesmo e para com os outros, liste.Terceiro passo começar a se aceitar e cuidar de você mesmo.
Se você não não tem uma auto-estima boa com certeza esta prejudicando o seu casamento, por que repete o que viveu.
Então para melhorar o seu casamento melhore a sua auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário