terça-feira, 13 de dezembro de 2011

VICIADOS RESPONSABILIDADE DE QUEM?
Hoje pensei, naquela música cantada por Martinho da Vila... ”Vem logo! Vem curar o seu nego
Que chegou de porre lá da boemia “....”.
Até quando um parceiro de um viciado precisa parar a sua vida para curar o porre do outro?
Qual o comprometimento emocional, físico espiritual de quem fica no papel de curador?
Uma coisa é certa ninguém nasce viciado.
Quando uma pessoa conhece e resolve optar por um casamento com uma pessoa viciada, ela sempre pensa em ter superpoderes que serão utilizados após o casamento e pesam que este vicio como em um passe de mágica vai deixar de existir.
Só que não é bem assim.
O viciado apresenta muitas vezes um fraco controle de impulsos, que aparece muito cedo em sua vida. Geralmente é uma pessoa que se porta de maneira frágil diante dos acontecimentos.Neste caso sempre o parceiro(a), mais forte têm que continuar administrar a vida  da família só.
Busca sensação ao invés de evitar os riscos mesmo antes do casamento. E acaba colocando todo relacionamento familiar em risco, por que o parceiro vai se exaurindo com tato riscos que têm que enfrentar.
Pode ser uma predisposição genética, aceitação da família de origem, criação familiar pouco expressiva, monótona, conflitos familiares, relacionamentos perturbados ou distantes, que deixam marcas profundas.
Pode ser um fracasso na vida, que é colocado na mente como definitivo sem saída.
Ou sentimento de rejeição dos pais que acaba sendo levado para a vida inteira
Associação com pessoas viciadas com defesa de que não me envolvo, quando quiser eu paro. E o tempo vai passando e o vício destruindo tudo que este ser têm ao redor.
Então percebemos que é impossível um parceiro (a), ter um poder de cura após o casamento.  
Pensando cura responsabilidade de quem?
Sentimos que diante de determinadas lei o doente (viciado) têm que querer ser curado, mas entendemos que muitas vezes já esta psicologicamente tão comprometida que não têm mais querer. Então a responsabilidade passa a ser de um familiar mais saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário