sexta-feira, 24 de maio de 2013

OUTROS MITOS CONJUGAIS

Faça uma revisão dos mitos conjugais que trouxe dentro da sua bagagem isto é as crenças errôneas que desequilibram a relação.
Exemplos de mitos segundo o psicoterapeuta Arold Lazarus:
1-Marido e esposa são melhores amigos- O matrimônio é mais que amizade.O matrimônio é compartilhar intimidade e amizade é compartilhar o intimo afetivo. 
2-O romantismo do casal faz o bom matrimônio-O matrimônio não é um interlúdio romântico,é uma relação prática e séria.As pessoas precisam aprender a substituir o amor romântico pelo afeto conjugal.
3-A relação extra conjugal destrói o casamento-( O casamento já esta destruído antes da relação conjugal).As pessoas envolvem em uma relação extraconjugal por vários motivos,somente algumas delas refletem conflitos matrimoniais.
4-O marido e a esposa deve fazer tudo juntos- Quando duas pessoas se fundem completamente tornando-se uma só a relação poderá causar um grande sufoco emocional.
5-Temos que lutar para salvar o casamento- O casamento pede mudanças e adaptações  que não são precisamente um ´trabalho`.Um bom casamento requer,dedicação que não se traduz por trabalho duro e sacrifícios, o casamento baseia em concessões mútuas.
6-Você deve fazer o outro feliz no casamento-Somos responsáveis por nossas próprias satisfações e realizações,aumenta a possibilidade de vida em geral e do matrimônio que torna-se mais gratificante.Não é obrigação de um cônjuge fazer o outro feliz; cada cônjuge deve responsabilizar-se pela alegria,jovialidade e energia a vivenciar no decorrer da vida.
7-No relacionamento, esposo e esposa pode descarregar tudo um no outro-As relações intimas requer a mesma cortesia,educação e respeito que estamos dispostos a oferecer aos estranhos.
8-Os bons esposos concertam tudo em casa as boas esposas fazem limpeza-Essa expectativa prejudica por que se o outro não faz,um pode acreditar que o outro esta faltando com as obrigações conjugais podendo ocasionar conflitos conjugais.Se o esposo não tiver habilidade para concertos mas tiver outras excelentes habilidades e da mesma forma a esposa?
9-Ter um filho melhora um casamento-Em um bom casamento um filho enriquece ainda mais. Em um matrimônio desajustado,esta carga adicional só serve para agregar mais conflitos por que sobrecarrega ainda mais o casamento.
10-O matrimonio  pode realizar todos os meus sonhos- O matrimônio pode ser um detalhe importante e desejado,para uma vida plena, mas não é de forma nenhuma o essencial.
11-Os que amam de verdade advinham  os pensamentos e sentimentos um do outro-É importante que digam um ao outro quais as melhores formas de convivências para os dois.Diga o que você sente, e sinta o que você diz e não espere  que seu cônjuge tenha que ler sua mente.Ele(a)  não tem bola de Cristal.
12-Um casamento infeliz é melhor que um lar desfeito-As crianças ficam infelizes,desamparadas,porque suas necessidades emocionais não são satisfeitas e aquecidas.Uma separação bem resolvida não sera motivo de crise para os filhos.
13-As ambições do marido são mais importantes do que a profissão da mulher- Ambos homens e mulheres são capazes de cuidar dos seus parceiros,terem amizades,cuidar da casa e de sua identidade profissional.É um erro deixar suas ambições por causa do outro.
14-Um amor que já morreu pode renascer- O amor não pode ser manipulado,quando ele morre esta morto,não tenha medo neurótico de ficar sem este amor.
15--Se o (a) esposo quer deixa-lo(a), faça de tudo para impedi-lo- Se um dos cônjuges quer desmanchar o casamento,porém acaba continuando por piedade,medo,dinheiro,culpa,- que tipo de união é essa?
16-Competição entre marido esposa estimula o casamento-A competição corroí a essência do companheirismo e da confiança que são as bases para um casamento. A atitude competitiva diminui a reciprocidade esforço conjunto e as metas de um casal equilibrado.
17-Você deve transformar o seu cônjuge em uma pessoas melhor-Prefira casar quando for possível ter como base o amor e a compatibilidade,quando os interesses as atitudes e sentimentos vividos dependem de pequenos ajustes.
18-Os opostos se atraem  e se completam- Atraem devido ao estilo de vida diferentes,se relacionam bem por curto período de tempo.Quando casam essas diferenças entram em choque e os colocam frente a frente com suas diferenças fundamentais.
19-Conforme com o que você tem- O casal deve estabelecer regras claras,que deve ser mudadas e renegociadas de acordo com as mudanças ocorridas nos ciclos vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário