quinta-feira, 30 de maio de 2013

Primeira aula sobre Casamento
Começamos pela conceituação histórica, e percebemos que os conceitos de sexualidade, amor casamento, são diretamente influenciados pelo aspectos políticos,religiosos, culturais,sofrendo, assim,intensas mudanças em períodos relativamente curtos(Matos et.al.,2005).
Você sabia que durante a antiguidade, os povos hebreus ,gregos e romanos possuíam uma visão de sexo como algo bom e desejado pelos deuses,sendo desvinculado do casamento, que era arranjado pelos pais e visava apenas a procriação de herdeiros.(Socci,1983).
Com o inicio do Cristianismo, priorizou-se no casamento a virgindade como atributo  indispensável para considerada garantia de acesso a salvação, após a morte.(Vainfas),1992
O mesmo autor enfatiza que a Igreja Católica foi modificando seus conceitos,primeiro aceitando a sexualidade dentro do casamento,ainda condenando o prazer carnal e nos séculos XII e XIII, o matrimônio tornou-se um dos seus sacramentos,dessa maneira a união monogâmica e indissolúvel passou a ser uma regra, para os leigos,como era o celibato para o clero.
No século XVI, com a Reforma Protestante a Igreja Católica viu-se destituída de parte do domínio que exercia sobre certas concepções.O sexo conjugal tornou-se amplamente aceito e houve rejeição da ideia de castidade como um desejo divino, mas o prazer permaneceu como algo pecaminoso e o casamento valorizado deixou de ser visto apenas como um sacramento  dentro dos domínios eclesiásticos.(Vainfas,1992).
Discussão: 30 pessoas participaram.
Síntese:Até que ponto  ainda hoje o casamento é influenciado pelos aspectos políticos,religiosos e culturais.
Politicamente foi lembrado que o casamento ainda hoje entre várias famílias é uma aliança entre grupos políticos, com a intenção clara de manter o poder politico, religioso e assim também o poder cultural.
O pensamento discutido é que nenhum pai ou mãe quer ver os filhos casados com pessoas de famílias que não tem um certo poder.
Foi citado que quem está por exemplo dentro de um grupo religioso, logo que nasce já começa as falsas brincadeiras no berçário da igreja( fulano vai casar com fulano), e começa muito cedo os junta panelas nas casas dessas duas famílias).
Então, aqueles que não fazem parte desses círculos familiares tem que procurar um parceiro em outros locais.
Há uma certa evidência em querer que os filhos casem com pessoas mais prosperas financeiramente, intelectualmente, e envolvida politicamente nos assuntos de igreja e do estado .
Pare e pense ,onde você que procura um casamento está? e se está casado já parou para pensar, que o seu casamento pode  não estar dando certo por causa dessas diferenças que foram ignoradas?
Até a próxima aula : Segunda !8:00hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário