segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Construindo a Identidade de uma criança dentro de uma crise conjugal


Primeiro ao pensar na crise conjugal , precisamos pensar na crise individual, da esposa mãe e do esposo pai. Se não atentar para sua própria pessoa, como vai ser um bom esposo(a), pai ou mãe.Se não tratar dos seus conflitos só vai aumentar os conflitos de seu filho e formar mais uma pessoa com desajustes que causam doenças e transtornos sociais.
Precisam entender que o não conhecimento de si mesmo acarreta a disfunção conjugal, e a confusão de identidade da criança que vem dessa relação.
As vezes a relação amorosa começa como um mar de rosa e depois começa a desmoronar  e as vezes a relação amorosa já começa sem rosas,sem equilíbrio sem nenhum aspecto saudável e chega dessa forma ao casamento e ainda sem nenhum tratamento ou percepção do que é certo, resolvem ter filhos.
Na relação desfuncional a raiva vai acumulando gerando mágoas e dessa forma o marido e a mulher começam a distanciar um do outro e a reclamar um do outro muitas vezes todos estes sentimentos são verbalizados em frente a criança que esta começando a formar sua identidade.
Tudo que é negativo é colocado na bolsa da relação conjugal, provocando brigas, ofensas, ódio, depressão , ansiedade, stress.
Quem está dentro de uma relação assim chega até o consultório sem uma explicação do por que as coisas não funcionam, por que o filho, esta dando problema em casa e na escola.
Bem , como uma criança começa a formação de identidade, como você pai e mãe, esposo e esposa formaram a sua identidade.Começa com as perguntas , quem sou eu? Como sou?
Logo cedo o bebê começa a se perceber como sujeito,obter consciência corporal, para se organizar no espaço.Pare e pense como foi a sua etapa nessa fase? como era o seu ambiente , como vivia seu pai e mãe? o que eles viviam trazia paz tranquilidade? estou repetindo exatamente o que vivenciei?
O bebê mesmo ligado a mãe, começa a separar o seu limite, a se construir como diferente( a mãe não sou eu), ela vem quando choro, quando chamo.Ela pode estar lá e aqui.
Nos casais desfuncionais percebe-se, a não separação de limites o não sentir como diferente do outro, é como se o outro não pudesse se afastar há um grau de indiferenciação e independência muito grande e o filho é gerado e educado dessa forma confusa.Gerando uma confusão de identidade.
Por volta de seis a oito mês a criança inicia  o processo de construção de identidade.Pesquise como estava sua vida nesse momento?
O  bebê explora o mundo a sua volta vivencia sensações e percepções fica fascinado com as experiências e com sua imagem no espelho .
Pense no seu filho.Como você estava quando ele estava nessa fase? O que você estava sentindo você passou para ele.
Atividade para resgatar a identidade, junto com seu filho, fique em frente ao espelho durante todos os dias 20 minutos estimule a olhar sua imagem, elogie o que vê , se elogie.
Enquanto você pai e mãe concentra em construir  uma identidade forte junto ao seu filho, você também irá se construindo.
A partir de hoje, não permita mais que o seu filho veja qualquer discussão sua com o seu esposo, resolva estes conflitos com muito diálogo em locais distantes e deixe isso lá chegue em seu filho com um semblante feliz, tranquilo em paz.Estas brigas em frente a criança traz vários transtornos desde muito cedo e pode leva-lo a loucura e a morte.
Problemas conjugais são muito doloridos para você esposo, esposa mais imagine o quanto pode ser doloroso para um ser muito frágil que esta se formando mentalmente?
É doloroso  só por brigas ser algo horrível, e mais por este pequeno ser esta passando constantemente por mudanças , a mente acaba não dando conta de tantas coisas ao mesmo tempo, sentir , vivenciar as brigas e crescer. Então ela adoece, entrava e vai morrendo criando as crises de depressão e outros transtornos.
Nos transtornos conjugais, percebemos as fugas da realidade, os casais parece não ver os estragos que estão causando e muitas vezes vê e deixam seus filhos morrerem( nas drogas, distúrbios mentais e doenças físicas).
O seu filho vai espelhar em você para  enfrentar a vida, para se identificar sexualmente, para ser alguém, baseado no que ele esta vendo e vivendo quem vai ser o seu filho?
Qual a sua contribuição?
Trate hoje de você para ser um pai e mãe melhores e formarem homens e mulheres saudáveis.
Essa responsabilidade é sua e é intransferível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário