FASES DA INTELIGÊNCIA
Em que fase estou?
Segundo Piaget.
0-2: inteligência sensório-motora
Essa fase é baseada nas sensações e na parte motora. A criança está aprendendo a se movimentar, a conhecer o próprio corpo. Os sentidos estão se aguçando. O aprendizado se dá pelo meio do concreto.
2-7: inteligência pré-operatória
Nessa fase, a criança está desenvolvendo uma série de funções, pra poder, mais pra frente, executar operações lógicas. Do nascimento até os sete anos, o período é chamado de janela de oportunidades. Nessa fase, a criança é uma esponja, absorve tudo a que é exposta. As diversas habilidades - as ligadas ao raciocínio lógico, à linguagem, à música, ao corpo, à imagem, à natureza - devem ser incentivadas como um todo, para poderem florescer na próxima etapa.
7 a 12: inteligência operatória
É a fase em que se realizam operações lógicas, matemáticas. Com base no que aprendeu no período anterior, ela aprende a operar a realidade. Ela armazenou uma série de habilidades que vão permitir que, finalmente, ela aprenda a ler, escrever, fazer contas. Antes disso, ela não está pronta.
12 ao final da adolescência: inteligência abstrata
Depois de trabalhar no concreto, o indivíduo começa a conseguir fazer abstrações. Ela consegue falar e escrever sobre conceitos como liberdade, egoísmo.
Essa fase é baseada nas sensações e na parte motora. A criança está aprendendo a se movimentar, a conhecer o próprio corpo. Os sentidos estão se aguçando. O aprendizado se dá pelo meio do concreto.
2-7: inteligência pré-operatória
Nessa fase, a criança está desenvolvendo uma série de funções, pra poder, mais pra frente, executar operações lógicas. Do nascimento até os sete anos, o período é chamado de janela de oportunidades. Nessa fase, a criança é uma esponja, absorve tudo a que é exposta. As diversas habilidades - as ligadas ao raciocínio lógico, à linguagem, à música, ao corpo, à imagem, à natureza - devem ser incentivadas como um todo, para poderem florescer na próxima etapa.
7 a 12: inteligência operatória
É a fase em que se realizam operações lógicas, matemáticas. Com base no que aprendeu no período anterior, ela aprende a operar a realidade. Ela armazenou uma série de habilidades que vão permitir que, finalmente, ela aprenda a ler, escrever, fazer contas. Antes disso, ela não está pronta.
12 ao final da adolescência: inteligência abstrata
Depois de trabalhar no concreto, o indivíduo começa a conseguir fazer abstrações. Ela consegue falar e escrever sobre conceitos como liberdade, egoísmo.
Os cinco primeiros anos na espécie humana são cruciais para seu desenvolvimento. É a fase em que nosso cérebro sai dos 400 gramas do nascimento para já chegar perto do 1,5 quilos da idade adulta. A diferença de tamanho é explicada pelas conexões que vão acontecendo nos cinco primeiros anos entre os neurônios da criança, formando uma rede de informações que fundamenta o que chamamos de inteligência. Nos bebês, o cérebro é um órgão de grande plasticidade. Seus dois hemisférios, o esquerdo e o direito, ainda não estão completamente especializados. Isso só acontecerá entre os cinco e os 10 anos de idade. Dentro de cada hemisfério, não se plugaram as terminações nervosas responsáveis por dons elementares, como a fala, a visão, o tato, ou tão refinados quanto o raciocínio matemático, o pensamento lógico ou musical.

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