domingo, 25 de novembro de 2012


MOTIVOS DA TRAIÇÃO
Primeiro pensamos que há entre um casal o contrato de fidelidade, a traição é a violação deste contrato, é o rompimento da palavra dada por um dos cônjuges, um dos dois começa a mentir para o outro .
Quer dizer há uma ruptura completa da decisão em ser fiel até que a morte os separe.
Um dos dois deixa de cumprir o compromisso assumido com o outro.Este ato mostra que um dos cônjuges não é mais confiável, um passa a ser desleal.
Acontece a infidelidade que é a ruptura de um compromisso assumido diante de Deus com o seu cônjuge há a quebra de um pacto em manter relações sexuais só com uma pessoa que escolhemos livremente para ser nosso(a) esposo(a).
No entanto se colocarmos na balança a infidelidade,,violação de contrato,a deslealdade, a quebra de pacto chamamos tudo isso de adultério que no Brasil significa infidelidade conjugal,amantismo,prevaricação. E segundo o artigo 240 do Código Penal Brasileiro, o adultério é um crime contra a família e o casamento.Se um dos cônjuges mantém uma relação com uma terceira pessoas,fica sujeito a uma pena de 15 dias a seis meses de detenção.A traição pode ser um motivo de reparação por dado moral,para ser enquadrado deve ter provas e denunciá-lo no prazo de um mês.
O adultério é carecterizado pela infração ao dever de fidelidade reciproca no casamento
Segundo a psicoterapeuta Olga Inês são vários os fatores que levam a traição.Se você foi traído(a), sente e avalie com a sua parceira(o) o motivo que o levou a trair.Sim eu sei que não justifica , mas é importante saber o motivo para fins de tratamento. Segundo o psicologo Antônio Carlos uma das premissas é o não acompanhamento da imagem psíquica que uma pessoa formou  a cerca do seu companheiro e  tal imagem é passivel ou não de satisfação plena. A  estimulação da ilusão seja pela sedução ou ausência é sinônimo da completa  traição sem que  ocorra nescessariamente ocorra  um encontro sexual clandestino.  Antes da traição há uma fuga no plano emocional.Há uma falta de exposição real dos seus sentimentos. Motivos:
a-Culturais-Na cultura brasileira, patriarcal e repressora é mais comum entre os homens que são educados para não perderem nenhuma oportunidade de demonstrarem a masculinidade,muitas vezes confundida com o desempenho sexual.O homem quando trai não perde nada, segunda a visão social  mas diante de Deus pode perder a vida eterna.
b-Carências- É fácil identificar um homem carente ele mostra-se apaixonado rápido, logo quer morar juntos ou casar,por que sente que já esta amando e as vezes faz juras eternas,este amor eterno dura pouco e logo começa a depressão  ou continua junto desta forma ou acaba este relacionamento e começa outro da mesma forma.O certo é que o `amor `logo acaba.
E não existe nada pior que pessoas carentes,sempre jogam o peso em cima do outro(felicidade ,amor,planos )
c-Insatisfação em relação aos desejos e expectativas com o parceiro(a)-Freud já dizia que o ser humanos é escravo dos próprios desejos.A maioria das pessoas vivem para suprir  os seus  desejos ou vivem insatisfeita com a vida por que não consegue saciá-los.Na depressão acontece este fato a vida não é como a pessoa gostaria e a pessoa não vê possibilidade  futura de construir o que deseja.Se prestar atenção na infância seus desejos não foram realizados ou ela(e) perdeu o que tinha o que supria suas necessidades e acredita que não há mais chances de realizá-los.
d-Vingança- Com a traição abre caminho para  pensamentos irracionais que a pessoa não possui conhecimento e nem controle.Parece que qualquer tentativa de resolução ou controle leva ao caus psíquico. O perdão traz a consciência que nem toda magoa ou escombro mental pode ser removido(só Deus pode dar tranquilidade),na dissolução do casamento o arrependimento pode inundar os pensamentos.
e-Busca pelo novo- Precisa procurar saídas antes da crise(manter  a expectativa por novos desafios,ter a individualidade respeitada,manter o frescor da relação no ar,fugir da mesmice do dia-a-dia etc).
f-Busca pela sensação de perigo ou de poder.É necessário separar  mentalmente o que pode prejudicar a relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário